Eurico Miranda diz que toparia Clássico dos Milhões em Brasília, mas confirma que a PM vetou

Publicado em Esporte

O presidente do Vasco, Eurico Miranda, confirmou nesta segunda-feira, por telefone, a informação divulgada no Correio Braziliense e aqui no blog de que o Mané Garrincha estava nos planos de Flamengo, Vasco e da Federação de Futebol do Rio de Janeiro para receber o Clássico dos Milhões do próximo sábado, às 18h30, pela semifinal da Taça Guanabara. No entanto, o estádio foi descartado depois de a Polícia Militar do Distrito Federal informar que a prioridade da segurança pública, de 20 de janeiro a 1º de março, é a blindagem ao carnaval.

“Alguém fez essa consulta aos órgãos de segurança aí de Brasília e a resposta foi negativa. A alegação é de que tem muitas festas, blocos de carnaval cadastrados na cidade para esse período.  Brasília seria uma boa praça porque eu já avisei que o Vasco não joga em estádio com torcida única. Aí, seria dividido. Infelizmente, é irreversível. Estamos tentando realizar a partida aqui no Rio de Janeiro, mesmo”, afirmou o cartola ao blog.

Questionado se pode haver uma reviravolta favorável ao Mané Garrincha caso a Polícia Militar do Distrito Federal recue e dê garantia de segurança, Eurico Miranda foi curto e grosso. “Não podemos mais ficar perdendo tempo falando em hipótese. A partida é no sábado. Não há mais tempo para ficar fazendo consultas. Se não temos o Maracanã, que é o palco exigido pelo regulamento, tem que ser no Engenhão com duas torcidas”, afirmou Eurico.

O artigo 18, parágrafo único do regulamento do Campeonato Carioca, diz o seguinte: “As associações classificadas em primeiro lugar, respectivamente nos grupos B e C ao final da 5ª rodada da Taça Guanabara, jogam a semifinal do 1º turno com direito ao mando de campo e vantagem do empate”. Primeiro colocado do Grupo B, o Flamengo é, em tese, o mandante da partida. Porém, como se trata de um clássico, a regra diz que a partida tem de ser realizada no Maracanã. O estádio está sucateado e aí, o plano B obrigatoriamente é o Nilton Santos. O Botafogo rejeita a presença do Flamengo no Engenhão depois do quebra-pau com morte de torcedor no último clássico, mas o regulamento considera Maracanã e Engenhão campos neutros em clássicos. “O que eu sei, até agora, é o seguinte: o jogo vai ser no Nilton Santos, às 18h30”, afirmou ao blog o presidente Eduardo Bandeira de Mello, que também queria Brasília.

O blog também conversou nesta manhã com o diretor de competições da Ferj, Marcelo Vianna. O dirigente confirmou que houve consulta à PMDF. “Não foi a federação que fez a consulta, mas o que chegou até nós é que a PM disse realmente que há muita programação aí no Distrito Federal, que o efetivo está baixo e seria impossível garantir a segurança em um Flamengo x Vasco na noite de sábado de carnaval”, explicou Marcelo Vianna.

Uma reunião na tarde desta segunda-feira deve bater o martelo quanto ao local da partida. “O que eu posso afirmar é que nós estamos trabalhando para que o jogo seja sábado, no Nilton Santos, às 18h30, com duas torcidas. Há outras opções, como Manaus, que recebeu uma semifinal de Flamengo x Vasco no ano passado, mas a situação no momento é essa: Engenhão, 18h30”, concluiu Marcelo Vianna.