Erazo Erazo: passagens por Flamengo, Grêmio e Atlético-MG no Brasil. Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG

Erazo: a segunda tentativa do Vasco de ter um zagueiro equatoriano como o ídolo Quiñonez

Publicado em Esporte

A contratação do zagueiro Erazo pelo Vasco é a terceira tentativa de encontrar um novo Quiñonez, beque titular na conquista do bicampeonato brasileiro cruzmaltino, em 1989. Depois daquele título em cima do São Paulo, o clube investiu em um outro defensor equatoriano, Maximo Tenorio, mas ele não vingou.

Para quem não sabe ou não lembra, Holger Abraham Quiñonez foi destaque do Equador na Copa América de 1989, no Brasil. As exibições garantiram contrato com o Vasco após o torneio continental. O zagueiro disputou nove das 19 partidas do Vasco no título brasileiro, uma delas na decisão contra o São Paulo, no Morumbi. Formou o setor com o goleiro Acácio, Luiz Carlos Winck, Marco Aurélio e Mazinho num time batizado, na época, de SeleVasco. A equipe contava ainda com Bebeto, que havia trocado o Flamengo pelo Vasco, Tita, Bismarck, Andrade…

Quiñonez, campeão brasileiro em 1989 com a camisa do Vasco
Destaque da Copa América 1989, Quiñonez foi  campeão brasileiro pelo Vasco no mesmo ano

Quiñonez passou um ano no Vasco . Tempo suficiente para abrir caminho a outros compatriotas no Vasco e no futebol brasileiro. A busca por um novo Quiñonez para a defesa teve como candidato o também equatoriano Maximo Wilson Tenorio Quiñonez. Ídolo do Emelec, o zagueiro desembarcou no Vasco em 1996. Estreou em 17 de setembro na goleada por 4 x 0 sobre o Tolima na extinta Copa Conmebol. O time comandado pelo interino Alcir Portela tinha: Carlos Germano; João Luís, Alê, Máximo Tenorio e Cássio; Luisinho, Nelson, Juninho Pernambucano e Ramón; Macedo e Edmundo.

Máximo Tenorio jogou três partidas e se mandou de volta para o Equador. O zagueiro disputou a Copa América três vezes com a seleção de seu país (1993, 1995 e 1997), mas não se firmou em São Januário.

O novo candidato equatoriano a Quiñonez é Frickson Erazo. O zagueiro chegou ao Brasil para defender o Flamengo, passou pelo Grêmio e estava no Atletico-MG. Em entrevista ao blog em janeiro de 2016, o ex-técnico do Equador nas Eliminatórias para a Copa da Rússia, Gustavo Quinteros, elogiou o então jogador do Grêmio, reforço do Vasco em 2018. “Erazo é um bom jogador. Ele organizava a nossa defesa. Está muito bem no Grêmio e isso elevou a sua autoestima”.

Aos 29 anos, Erazo se apresentará ao Vasco como incógnita. Depois de ser titular do Atlético-MG durante toda a temporada de 2016, o beque participou de apenas três jogos em 2017. Passou a maior parte do tempo no departamento médico tratando uma lesão no joelho. Quando voltou, não conseguiu espaço na defesa do Galo. A responsabilidade é substituir Anderson Martins, negociado pelo Vasco com o São Paulo. Além disso, Erazo precisa tirar da memória do torcedor a imagem de quem defendeu o Flamengo na conquista do Carioca de 2014 em cima do… Vasco.

Além dos zagueiros equatorianos Quiñonez, Maximo Tenorio e Erazo, o Vasco teve o atacante Carlos Tenorio, de 2012 a 2013. O centroavante rompeu o tendão de Aquiles e ficou cinco meses sem jogar. Ao deixar o clube, detonou a diretoria por causa dos atrasos salariais. “Se formos para o lado econômico, eu acho que seria o dono do clube. Estão com algumas dívidas comigo, algumas muito grandes, e isso é o que vai impedir a minha continuidade no time”.