Pia Pia Sundhage, 59 anos, nova treinadora da Seleção Brasileira. Foto: Daniel Mihailescu/AFP Pia Sundhage, 59 anos, nova treinadora da Seleção Brasileira.

Entrevista: Pia Sundhage. Treinadora sueca da Seleção revela que já procura curso de língua portuguesa

Publicado em Esporte

Um dia depois da eliminação do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo da França pela França, escrevi neste espaço o seguinte texto: Evolução da Seleção Brasileira feminina passa pela contratação de treinadora estrangeira de ponta. Coragem, CBF! Citei opções como Silvia Neide, Pia Sundhage, Jill Ellis, Sarina Wiegman e Corinne Diacre. Não faço ideia se alguém da entidade máxima do futebol brasileiro leu aquele post, mas a escolhida é uma das cinco.Pia Morrow Sundhage.

Atenciosa, objetiva, direta nas respostas, movida a desafios e motivadíssima para se mudar de vez para o Rio de Janeiro em duas semanas para assumir a Seleção Brasileira, a senhora treinadora de 59 anos nascida em Ulricehamn, na Suécia, deixou ótima impressão na entrevista ao blog Drible de Corpo nesta terça-feira, quando a primeira treinadora estrangeira da Seleção Brasileira foi anunciada oficialmente pela CBF.

No bate-papo a seguir, Pia revelou algumas decisões importantes. A primeira delas é praticamente uma obsessão: ela quer aprender a língua portuguesa. Além de respeitar a nossa cultura, ela justifica que é quase impossível liderar uma seleção sem falar o idioma. Ela também revela que pretende aplicar na Seleção Brasileira dos vitoriosos trabalhos à frente dos Estados Unidos e da Suécia.

Competitiva ao extremo, Pia esteve no pódio das últimas quatro Olimpíadas em primeiro ou segundo lugar. Era scout de April Heinrichs no ouro dos Estados Unidos contra o Brasil em Atenas-2004; técnica da seleção norte-americana no bi em Pequim-2008 e no tri em Londres-2012; e prata nos Jogos do Rio-2016 pela Suécia. Perdeu a final final contra a Alemanha no Maracanã, por 2 x 1. O currículo tem ainda um vice-campeonato na Copa do Mundo 2011 e o título de melhor treinadora do mundo em 2012. Como não deixa pergunta sem resposta, Pia fala também sobre a união de forças com a rainha Marta, eleita seis vezes número 1 do mundo.

 

Quando você recebeu o convite para assumir a Seleção Brasileira? O que foi determinante para topar o desafio?

Recebi o convite faz uns dois dias. Resolvemos o contrato facilmente. O fator determinante foi… é o Brasil! O país do futebol. Eu adoro a técnica do jogador brasileiro. Se eu conseguir aplicar a mentalidade vencedora dos Estados Unidos e organização defensiva da Suécia nós podemos fazer um grande trabalho.

 

O que significa para você ser a primeira treinadora estrangeira da Seleção Brasileira feminina?

Um orgulho muito grande. É a segunda vez que isso acontece comigo. Foi assim também quando assumi os Estados Unidos. Eu sinto a responsabilidade de manter o estilo brasileiro de jogar futebol e dar continuidade ao trabalho adicionando o meu estilo sueco.

 

O Brasil tem uma forte relação com a Suécia. O primeiro dos cinco títulos mundiais foi conquistado na Suécia, em 1958, contra a Suécia. Agora, uma treinadora sueca pode dar à Seleção o primeiro título de impacto mundial, ou seja, a inédita medalha de ouro em Tóquio-2020?

Isso seria fantástico. Outra final olímpica seria um sonho tornado realidade (o Brasil foi prata em Atenas-2004 e Pequim-2008. Nos Jogos da China, perdeu para os Estados Unidos, comandado por Pia Sundhage).

 

O fator determinante foi… é o Brasil! O país do futebol. Se eu conseguir aplicar a mentalidade vencedora dos Estados Unidos e a organização defensiva da Suécia nós podemos fazer um grande trabalho.

 

Você foi treinadora dos Estados Unidos, da Suécia principal e sub-17, assistente da China. Comandar a Seleção Brasileira é o maior desafio da sua carreira?

Maior desafio? Hummm. Olha, agora, eu vivo o aqui e agora. Então, sim, esse é o meu maior desafio. Muito semelhante com 2008, quando assumi os Estados Unidos. Mas hã duas diferenças: 1. os Estados Unidos sempre foram uma seleção vencedora. 2. Comunicação. Se eu quiser transmitir as minhas ideias, preciso aprender a língua portuguesa. Mostrar respeito para merecer respeito. Palavras são importantes (no relacionamento entre treinadora e jogadoras).

 

Você já está procurando um curso de língua portuguesa?

Sim, estou ansiosa para aprender português.

 

A Seleção Brasileira tem agora a melhor treinadora do mundo em 2012, e Marta, a jogadora eleita seis vezes melhor do mundo. O que esperar dessa combinação quase perfeita?

Uma equipe coesa. Essa é a minha meta, o meu objetivo. Uma estrela precisa trabalhar de um trabalho de equipe e uma equipe precisa de uma estrela.

 

Se eu quiser transmitir as minhas ideias, preciso aprender a língua portuguesa. Mostrar respeito para merecer respeito.

 

Você admira algum treinador brasileiro? Qual inspira Pia Sundhage?

O Carlos Alberto Parreira da Copa do Mundo de 1994 (tetra) e Luiz Felipe Scolari de 2002 (penta).

 

Qual avaliação você faz do momento da Seleção. Temos uma mescla de jogadoras veteranas e jovens. O que falta para o Brasil finalmente conquistar a medalha de ouro ou a Copa do Mundo e finalmente subir de patamar?

O Brasil teve alguns bons momentos durante a Copa do Mundo da França. É uma equipe interessante. Se conseguir usar a experiência com a coragem das jogadoras mais jovens isso elevará o desempenho, trará benefício aos dois lados, e poderemos ter uma grande equipe.

 

Maior desafio? Hummm. Olha, agora, eu vivo o aqui e agora. Então, sim, esse é o meu maior desafio.

 

Como é a sua relação com o Brasil. Já passou férias aqui ou esteve apenas nos Jogos Olímpicos do Rio-2016? Imaginou algum dia morar no Rio de Janeiro, onde, há três anos, você disputou a terceira final olímpica consecutiva como treinadora?

Eu nunca passei férias no Brasil, mas vivi uma excelente experiência em 2016.

 

Você já definiu a comissão técnica? Lilie Person sempre foi seu braço direito. Ela será sua auxiliar?

Vou manter a comissão técnica em respeito ao trabalho, ao desempenho anterior. Eu terei uma assistente, mas o nome ainda não está 100% definido.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/