Shakhtar O Shakhtar Donetsk é a ultima esperança de o Leste Europeu ir às oitavas. Genya Savilov/AFP O Shakhtar Donetsk é a ultima esperança de o Leste Europeu ir às oitavas.

Em alta na Copa e nos prêmios individuais, Leste Europeu arrisca fracassar na Champions League

Publicado em Esporte

A Croácia é a atual vice-campeã da Copa. Luka Modric, o melhor do mundo. Unificou os prêmios do Fifa The Best e Bola de Ouro da revista France Football. No entanto, o sucesso do Leste Europeu na Rússia contrasta com o fraco desempenho dos clubes daquela região do Velho Continente na fase de grupos da Uefa Champions League. Dos cinco representantes do Leste Europeu, quatro estão eliminados e apenas um tem chance de avançar ao mata-mata.

Terceiro colocado no Grupo F, o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, é a última esperança. O time dos brasileiros Ismailly, Alan Patrick, Maycon, Dentinho, Wellington Nem, Taison, Júnior Moraes, Marquinhos Cipriano e Fernando receberá o Lyon. O time francês tem sete pontos. Portanto, o empate interessa. Ao Shakhtar, resta a obrigação de vencer.

Campeão da Champions League na temporada de 1990/1991, o Estrela Vermelha deu adeus ao torneio deste ano como lanterna do Grupo A. Ficou atrás de Paris Saint-Germain, Liverpool e Napoli. Atual campeão russo, o Lokomotiv fechou em último lugar na chave de Porto, Schalke 04 e Galatasaray. Consequentemente, não disputará sequer a Liga Europa.

No Grupo G, o Viktoria Plzen, da República Checa, e o CSKA Moscou entram em campo nesta quarta-feira sem chance de classificação. Ambos disputarão apenas o direito de participar da Liga Europa. O CSKA precisa vencer o Real Madri. Basta o empate ao Viktoria contra a Roma.

Na história da Liga dos Campeões, apenas dois clubes do Leste Europeu faturaram o titulo: o citado Estrela Vermelha em 1990/1991 e o Steaua Bucaresti, da Romênia, em 1985/1986.

 

A presença do Leste Europeu nas oitavas

2004: Lokomoviv (Rússia) e Sparta Praga (República Checa)
2005: nenhum
2006: nenhum
2007: nennhum
2008: nenhum
2009: nenhum
2010: CSKA (Rússia)
2011: Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
2012: CSKA (Rússia) e Zenit (Rússia)
2013: Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
2014: Zenit (Rússia)
2015: nenhum
2016: Dínamo de Kiev (Ucrânia) e Zenit (Rússia)
2017: nenhum
2018: nenhum

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF