Euro 2019 Melayro Bogarde: campeão da Euro-2019 e quarto no último Mundial Sub-17. Foto: KNVB Melayro Bogarde: campeão da Euro-2019 e quarto no último Mundial Sub-17. Foto: KNVB

Ele jogou em Brasília e diz que será melhor do que o tio: um bate-papo com Melayro Bogarde, sobrinho do campeão da Champions League 1995 pelo Ajax

Publicado em Esporte

Há 25 anos, um sobrenome entrava para a história da Uefa Champions League. O zagueiro holandês Winston Lloyd Bogarde participou da última das quatro conquistas do Ajax no principal torneio de clubes do mundo. O então zagueiro de 24 anos era reserva no timaço de Louis van Gaal na temporada 1994/1995. Entrou em campo nas quartas e nas semifinais da principal fase da competição continental. Viu, do banco de reservas, o time holandês superar a Juventus de Fabio Capello por 1 x 0 — gol do centroavante Patrick Kluivert.

Não era fácil competir com a dupla titular formada por Danny Blind e Frank Rijkaard, mas a experiência acumulada naquele timaço comandado por Louis van Gaal — Van der Sar; Reiziger, Blind, Rijkaard e Frand de Boer; Seedorf, Davids e Litmanen; Finidi, Ronald de Boer e Overmars — ajudou Bogarde a evoluir na carreira.

 

Winston Bogarde: além do Ajax e da seleção da Holanda, passou por Chelsea, Barcelona e Milan

 

Versátil, o beque e lateral-esquerdo assinou contratos com Milan, Barcelona e Chelsea.  Homem de confiança de Louis van Gaal na Catalunha, foi bi espanhol no time azul-grená, ganhou uma Copa do Rei e uma Supercopa da Uefa. Dezesseis anos após o último jogo da carreira com a camisa do Chelsea da Inglaterra, Bogarde vê o sobrinho Melayro Bogarde trilhar o sonho de ser famoso como o tio, que jogou a Euro-1996 e a Copa do Mundo 1998 sob a batuta de Guus Hiddink.

O jovem Bogarde esteve no Brasil, em novembro do ano passado, no Mundial Sub-17. Quatro meses antes, participara da conquista da Euro Sub-17. O jogador do Hoffenheim conversou com o blog, em Brasília, depois da derrota por 3 x 1 para a França na decisão do terceiro lugar. Falou sobre o tio, que hoje é auxiliar de Mitchell van der Gaag no Ajax B.

A última das quatro conquistas do Ajax na Uefa Champions League completará 25 anos em 24 de maio. Este foi o motivo do bate-papo do blog com Melayro Bogarde e ele falou como conheceu a trajetória daquela conquista no Ernst-Happel-Stadion, em Viena, na Áustria. Bogarde nasceu em 28 de maio de 2002, seis meses antes da despedida do tio do futebol com a camisa do Chelsea. “Sou inspirado no talento dele. Conheço a história da final da Champions League de 1995 por fotos que ele mostrou. Ele fala muito também sobre a passagem pelo Barcelona. O conselho dele é para que eu dê 100% de mim sempre”, contou Melayro Bogarde.

 

Bogarde (C) festeja gol contra do Mèxico a favor da Holanda no Bezerrão. Foto: Fifa/Via Getty Images

 

O jogador de 17 anos esteve em campo nas derrotas para Japão (3 x 0), Senegal (3 x 1) e na eliminação contra o México nas semifinaiis do Mundial Sub-17 2019, no Bezerrão. A vaga foi decidida nos pênaltis e deu México.

Fomado na base do Feyenoord, Melayro Bogarde embarcou aos 16 anos para a aventura no Hoffenheim. Participou da histórica campanha do clube alemão na Youth Champions League. O time alemão caiu nas semifinais ao perder por 3 x 0 para o Porto.

Marrento, Melayro Bogarde diz durante a conversa que será melhor do que o tio e tem planos ousados. “Sou jogador do Hoffenheim. Quero aproveitar esse tempo para aprender, aprimorar e realizar o sonho de atuar no Barcelona ou no Real Madrid”, projeta o garoto em entrevista ao blog.

Sobre a participação no Mundial Sub-17, quando a Holanda chegou como favorita e terminou a competição em quarto lugar, Bogarde minimizou a perda do título e exaltou o ganho de milhas. “Foi uma competição importante para o meu crescimento como jogador, aprendizado, experiência”.

 

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/