Dos 9 gols das quartas da Champions League, 5 foram de astros sul-americanos. Pena que Luis Suárez não estará na Copa América

Publicado em Sem categoria

Neymar: 8 gols em 18 jogos na Champions League

Crédito da imagem: AFP PHOTO / FRANCK FIFE

Bacana demais (para os sul-americanos) o início das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Foi um aperitivo da Copa América, com início em 11 de julho, no Chile. Dos nove gols da rodada de ida do mata-mata, cinco foram anotados por jogadores nascidos no nosso continente. Dois deles de um barrado no baile. Luis Suárez não poderá disputar o torneio por causa da mordida em Chiellini, da Itália, na Copa do Mundo de 2014.  Além do sucesso latino, a rodada de ida serviu para deixar o técnico da Seleção Brasileira com três pulgas atrás da orelha. Os zagueiros Thiago Silva, David Luiz e Marquinhos não foram bem na partida de altíssimo nível contra o Barcelona.

Na terça-feira, Arturo Vida, meia da Juventus, apresentou o cartão de visitas da América do Sul na Champions League. O árbitro errou ao dar um pênalti que não houve em cima do astro da Juventus e do Chile. Vidal cobrou e decretou a vitória da Velha Senhora diante do Monaco, em Turim, na Itália.

Nesta quarta, novos heróis e vilões sul-americanos. Neymar abriu o caminho para a vitória do Barcelona após uma assistência de Messi – a 12ª do argentino para o brasileiro desde que ambos passaram a atuar juntos no time azul-grená. Depois, entrou em cena o uruguaio Luis Suárez. A primeira bola entre as pernas de David Luiz terminou no fundo da rede do PSG. Dunga deve ter coçado a cabeça. Principalmente porque Marquinhos também passou que nem uma vaca no lance. Nem mesmo Maxwell conseguiu deter Luisito.

A segunda caneta de Suárez em David Luiz também terminou dentro do gol de Sirigu. E aí, Dunga deve ter pensado: não posso deixá-lo no mano a mano com ninguém. Haja proteção.

Não é a primeira vez que Suárez faz gato e sapato de David Luiz. Foi assim também em 2012, quando ambos atuavam no Campeonato Inglês (vídeo abaixo). O uruguaio, com a camisa do Liverpool, enfiou a bola entre as pernas do brasileiro, que defendia o Chelsea.

Em Portugal, mais um gol sul-americano. Parceiro de James Rodríguez e de Falcao Garcia na forte seleção da Colômbia, Jackson Martínez fez o terceiro do Porto na vitória por 3 x 1 sobre o Bayern de Munique. Pena que Thiago Alcântara, filho do tetracampeão Mazinho, é naturalizado espanhol. Seria mais um gol sul-americano…

Para não dizer que só falei das flores, Dante, esquecido por Dunga desde os  7 x 1 diante da Alemanha, entregou o ouro nos pés de Quaresma no triunfo do Porto. Esse é nome certo fora da convocação que será anunciada por Dunga, em 5 de maio.