Kazim Kazim deixou o Corinthians a uma vitória do título. Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Corinthians foi campeão brasileiro três vezes no meio de semana; hepta pode ser na quarta-feira

Publicado em Esporte
  1. Fiel aos títulos no meio de semana

Para abrir os 10 pitacos do fim de semana, uma curiosidade para os supersticiosos. O Corinthians tem seis títulos brasileiros. Três foram conquistados no meio de semana. O bi (1998) e o tri (1999) chegaram em uma quarta-feira. O hexa, numa quinta (2015). O hepta tem tudo para ser conquistado no feriado de quarta em caso de vitória sobre o Fluminense, em Itaquera, graças ao tropeço Grêmio. O empate com o Vitória, em Porto Alegre, foi uma espécie de “save the date” para a Fiel encher a Arena Corinthians na 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Aqui, mais uma coincidência: Fabio Carille pode conquistar o hepta na mesma rodada em que seu mentor, Tite, consumou o hexa.

Até nisso o Timão é diferenciado. Enquanto os concorrentes fazem festa aos domingos, o alvinegro paulista curte dar volta olímpica no meio de semana. A fase é tão boa que o Kazim fez gol no sábado na vitória sobre o Avaí. Quando o turco ruim de bola balança a rede, amigo, não tem jeito: o título estava escrito nas estrelas.

Em 23 de dezembro de 1998, o Corinthians conquistou o bicampeonato brasileiro em meio de semana. O terceiro jogo da decisão contra o Cruzeiro foi em uma quarta-feira, no Morumbi. O Timão derrotou o Cruzeiro por 2 x 0. Na época, a Série A era disputada no sistema de mata-mata em melhor de três jogos.

Foi assim também em 1999. O terceiro duelo da decisão contra o Atlético-MG rolou em uma noite de quarta no Morumbi. O Galo venceu a primeira partida por 3 x 2. Na volta, o Corinthians fez 2 x 0. O tira-teima terminou empatado por 0 x 0 e o Timão levou a taça.

Na era dos pontos corridos, o Corinthians conquistou o hexacampeonato numa noite de quinta-feira, em 19 de novembro de 2015, em São Januário, no empate por 1 x 1 com o Vasco. O hepta pode chegar na quarta-feira em um duelo com outro time carioca, o Fluminense. Ou na quinta, lembrando a histórica conquista de 1977. Há 40 anos, o Timão superou a Ponte Preta e saiu da fila no Campeonato Paulista.

 

  1. E o Grêmio despencou…

O Corinthians fez um esforço danado para cumprir a profecia de Renato Gaúcho. Aquela segundo a qual o Corinthians despencaria no Brasileirão. O concorrente realiza um péssimo segundo turno, mas o Grêmio é quem conseguiu entregar o título ao Timão. Veja como são as coisas. Se não tivesse perdido dois pontos para o Vitória, quatro para o Avaí e três para o Sport, ou seja, times que brigam para não cair, o Grêmio estaria a um ponto do Corinthians. Deixar o título escapar em duelos contra equipes da rabeira da classificação é dureza!

 

  1. Um Flamengo que não vira jogo

Aí vai um conselho para os torcedores do Flamengo: quando o time começar perdendo um jogo no Campeonato Brasileiro, desliga a televisão porque o rubro-negro não vai virar o jogo. Lá se vão 34 rodadas e o clube carioca não conseguiu virar uma partidinha sequer. Para variar, foi assim na derrota por 2 x 0 para o Palmeiras neste domingo. O elenco é incapaz de reagir. É um grupo sem força mental. Mais algumas observações. O Flamengo chegou a 18 jogos contra rivais do seu tamanho nesta Série A, ou seja, os outros 10 grandes da elite. Venceu apenas três: Vasco e São Paulo no primeiro turno e um Cruzeiro classificado para a Libertadores. O colega Mauro Cezar Pereira, da ESPN Brasil, chamou a atenção para outra vergonha. O Flamengo não venceu nenhum adversário jogando em São Paulo nesta Série A: Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos e Ponte Preta. Quanto ao técnico Reinaldo Rueda, o colombiano teve um turno de Brasileirão para comandar o Famengo. O desempenho é fraco, com erros de escalação, de opções táticas e até na escolha do capitão. A permanência no cargo deve ser discutida, sim, após o término da temporada. O time não evoluiu.

 

  1. Deyverson x Guerrero

Não sou a favor da saída de Guerrero do Flamengo, principalmente, se ele provar inocência no caso de doping. Não se abre a mão de um centroavante como ele em um mercado brasileiro tão escasso. Mas, eu apresentaria uma proposta de redução salarial. Digo isso com base na seguinte constatação. Autor dos dois gols do Palmeiras na vitória sobre o Flamengo, Deyverson tem cinco em 15 jogos nesta Série A. Média de 0,33. Guerrero marcou seis em 19 partidas com a camisa rubro-negra (0,31). O Flamengo paga caro demais por tão pouco. Se o peruano não aceitasse a redução, não renovaria.

 

  1. Palmas para o Cruzeiro

Aplaudo de pé a seriedade do Cruzeiro neste segundo turno do Campeonato Brasileiro. Acabou de ganhar a Copa do Brasil e não tira o pé do acelerador. É o líder do segundo turno depois da virada por 3 x 1 sobre o Fluminense. A última vez que um campeão da Copa do Brasil levou a Série tão a sério foi em 2011. O Vasco conquistou o mata-mata nacional em cima do Coritiba e terminou o Brasileirão em segundo lugar. Disputou o título até a última rodada com o Corinthians. Mérito de Mano Menezes manter o time ligado. E o Fluminense, hein! O fim de temporada parece um martírio para a torcida: chega 2018, mas não termina o Brasileirão…

 

  1. Vasco desperdiça o segundo “set point”

O Vasco jogou fora pelo segundo fim de semana consecutivo a oportunidade de ultrapassar o Flamengo e entrar no G-7. Na semana passada, entrou em campo sabendo que o Flamengo havia perdido para o Grêmio e tropeçou em casa diante do Vitória. Desta vez, o arquirrival rubro-negro fracassou diante do Palmeiras e o time cruz-maltino não conseguiu derrotar o São Paulo.  Vem aí mais um “set point” no meio de semana. Se derrotar o Atlético-MG na quarta-feira, em São Januário, o Vasco colocará pressão no Flamengo, que só entrará em campo na quinta-feira contra o Coritiba, no Couto Pereira. A diferença de pontos entre os dois clubes só vem diminuindo: caiu para 1.

 

  1. Bahia de “Munique”

Que campanha do Bahia neste Campeonato Brasileiro! Bela arrancada nesta reta final, vestindo uma camisa que lembra a do Bayern de Munique. O tricolor pode terminar a Série A no G-10 pela primeira vez desde 2001. O time de Paulo César Carpegiani começou perdendo para o Atlético-MG, virou o jogo, mas cedeu o empate no fim. Ah, que fase do atacante brasiliense Edigar Junio. Mais um gol neste domingo. Nas últimas oito exibições do time, ele balançou a rede nove vezes.  Ouso afirmar que dificilmente continuará no Bahia em 2018.

 

  1. Não podes perder, perder pra ninguém…

O Botafogo deu sopa para o azar no sábado. Era jogo para ter vencido o Atlético-PR e abrir quatro pontos de vantagem sobre os concorrentes a quatro rodadas do fim do Brasileirão. Era uma chance para praticamente carimbar vaga à fase de grupos da Libertadores. Perdeu o jogo, estacionou nos 51 pontos e continua disputando um triangular carioca com Flamengo (50) e Vasco (49) por duas vagas no G-7. A equipe de Jair Ventura precisa abrir o olho com os arquirrivais.

 

  1. Era pra tanto, Internacional?

Achei simplesmente absurda a demissão do técnico Guto Ferreira do Internacional. Alguém tem dúvida de que o colorado já está de volta à Série A? Questão de tempo. Tudo bem, a festa estava pronta para o retorno oficial à elite em pleno Beira-Rio, mas dispensá-lo a essa altura do campeonato — a três rodadas do fim da segundona e da temporada — foi exagerado. E dispensaram o treinador no vestiário. Conquistar ou não o título da Série B não fará nenhuma diferença na história do Inter. Encerrada a campanha, aí, sim, a situação de Guto Ferreira seria definida. Mais triste do que esse episódio é o rebaixamento de Santa Cruz, Náutico e ABC. Três clubes nordestinos de massa a caminho da Série C.

 

  1. Copa sem cinco campeões da Euro?

A República Checa e a Eslováquia não vão (antiga Checoslováquia). A Holanda rodou. A Grécia falhou. Itália e Dinamarca correm risco. O Velho Continente pode ter até cinco campeões da Eurocopa fora da Copa da Rússia em 2018. A Croácia desbancou a Grécia neste domingo por 4 x 1 no placar agregado. A Itália viverá um drama nesta segunda-feira contra a Suécia, em Milão. Precisa vencer o adversário por dois gols de diferença a fim de evitar um vexame como o de 1958 — última vez que a Squadra Azzurra não foi ao Mundial. A Dinamarca ficou no 0 x 0 com a Irlanda, em casa, na partida de ida. Consequentemente, viverá um drama diante da Irlanda.

 

Acréscimos

Os clubes do futebol candango continuam em ritmo de treino para o Candangão 2018. O atual campeão Brasiliense e o Gama já trabalham para a próxima temporada.