Ceilandia Empate do Ceilândia em casa com o ABC-RN inseriu o DF na lista dos eliminados da Copa do Brasil

Copa do Brasil já acabou para oito estados do país. Estreantes invadem a segunda fase

Publicado em Esporte

A Copa do Brasil tem fama de ser democrática por reunir clubes de todo o país, mas o torneio precisou de apenas uma fase para eliminar do mapa quase um terço dos estados do país. O torneio nem bem começou e oito pedacinhos de terra já estão fora do mata-mata nacional: o Distrito Federal e mais Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Paraíba, Rondônia, Roraima e Sergipe. Surpreende, até o momento, a quantidade de estreantes classificados para a segunda fase: 6 dos 10 marinheiros de primeira viagem, ou seja, mais da metade.

Entre os representantes da Região Centro-Oeste, o Distrito Federal é o único que não tem mais representantes na Copa do Brasil. Atual campeão candango, o Luziânia foi eliminado pelo Vitória-BA. Nesta semana, foi a vez de o Ceilândia deixar a capital do país sem time ao cair diante do ABC-RN, na última quarta-feira, no Estádio Abadião. Uma lástima. Há 15 anos, o DF conseguiu chegar à final com o Brasiliense. Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins têm ao menos um time vivo no torneio.

A ausência mais surpreendente na segunda fase é da Paraíba. O Botafogo-PB deram adeus diante do São Francisco-PA. A queda do Campinense foi um pouco mais aceitável, diante da Ponte Preta, clube da Série A do Campeonato Brasileiro. A Região Nordeste também ficou sem a bancada de Sergipe. Tanto o Sergipe quanto o Itabaiana rodaram precocemente.

Sede da Copa do Mundo em 2014 e do torneio de futebol nos Jogos do Rio-2016, Amazonas não tem mais representantes na Copa do Brasil. Fast e Princesa do Solimões pularam fora logo na primeira fase. Outros três estados da Região Norte zarparam. Rondônia perdeu o Rondoniense. Roraima amargou a despedida do São Raimundo. O Amapá nem teve a chance de ver um time grande em Macapá. O Santos mandou a partida na Arena das Dunas, em Natal, e perdeu do Vasco. No Sudeste, o Espírito Santo viu o Avaí desbancar a Desportiva.

O bacana na primeira fase é ver a ousadia dos estreantes. Dos 10 marinheiros de primeira viagem na Copa do Brasil, seis passaram para a segunda fase. Altos-PI, Audax-SP, Oeste-SP, PSTC-PR, São Francisco-PA e Sete de Dourados-MS  estão na próxima fase da Copa do Brasil. Uniclinic-CE, Anápolis-GO, Rondoniense e São Bento já foram eliminados.

 

SHOW DOS CALOUROS

Olha quem os marinheiros de primeira viagem enfrentam na segunda fase…

 

Sport x Sete de Dourados-MS

Cruzeiro x São Francisco-PA

Criciúma x Altos-PI

Internacional x Oeste-SP

PSTC-PR x São Paulo

ABC-RN x Audax-SP