Marcelo Lins Marcelo era o preparador físico de Heynckes em 2013, quando o Bayern foi penta. Fotos: Arquivo Pessoal Marcelo Lins era o preparador físico de Jupp Heynckes em 2013, quando o Bayern foi campeão da Champions League

Saiba quem é o brasiliense que conhece como poucos o técnico do Bayern de Munique, Jupp Heynckes

Publicado em Esporte

Poucos profissionais conhecem tão bem o Bayern Munique quanto Marcelo Lins Martins. Formando em educação física na Universidade Católica de Brasília, o carioca — que se diz brasiliense por ter chegado à capital do país aos seis anos e morado aqui até os 24 —, foi preparador físico do clube bávaro por cinco temporadas e trabalhou justamente com o técnico alemão Jupp Heynckes na última conquista do time alemão na Uefa Champions League — o triunfo sobre o Borussia Dortmund, em 2013.

Marcelo Lins Martins vive um período sabático. “Estou curtinho a filhinha”, conta o papai em um bate-papo com o blog. A recém-nascida será mais uma torcedora do Bayern Munique do sofá de casa, em Curitiba. “Com certeza vou ver o jogo, mas, por não estar acompanhando, fica difícil dar um palpite (sobre o resultado). Sem dúvida, estarei torcendo pelo Bayern”.

Professor na Licença A do curso de técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marcelo Lins ensina aos alunos um pouquinho do que aprendeu com Jupp Heynckes. “A grande maioria dos treinos era dentro de um contexto técnico/tático. Poucas vezes fazíamos treinos analíticos. Ele sempre cobrava intensidade e qualidade nos treinos e analisávamos cada jogador individualmente com relação às cargas”, lembra.

“(Juppp Heynckes) É uma excelente pessoa. No começo da carreira sempre foi conhecido por ter um gênio forte e pavio curto, mas amadureceu, o que ajudou muito na maneira de lidar com os jogadores”

Segundo Marcelo Lins, Jupp Heynckes dava muita atenção aos trabalhos de recuperação dos atletas. “Lógico que hoje quase todos os clubes de alto nível fazem isso, mas eu me refiro, especialmente, aos períodos de recuperação. Vários jogadores tinham dias livres baseados em sequência de jogos e cargas de treino, independente do time”, relata.

Heynckes e Marcelo Lins durante durante raro momento de descontração no Bayern. Foto: Arquivo Pessoal
Jupp Heynckes e Marcelo Lins em raro momento de descontração no Bayern

Sobre a personalidade de Jupp Heynckes, Marcelo Lins diz que o senhor de 72 anos, campeão da Champions League em 1998 com o Real Madrid, e em 2013 com o Bayern Munique, Marcelo Lins conta que o senhor de 72 anos mudou muito. “É uma excelente pessoa. No começo de sua carreira sempre foi conhecido por ter um gênio forte e pavio curto, mas amadureceu, o que ajudou muito na maneira de lidar com os jogadores no dia a dia”, diz.

Uma prova da evolução é que o técnico estava aposentado quando foi chamado para assumir o Bayern após a demissão de Carlo Ancelotti. Com a volta dele, o Bayern pode repetir o que fez em 2013, quando ganhou a tríplice coroa: Campeonato Alemão, Copa da Alemanha e Uefa Champions League.

O preparador físico considera o elenco campeão em 2013 mais forte do que o atual. “Naquela época, o Bayern tinha um time muito entrosado, que estava com quase o mesmo plantel durante cinco temporadas”, lembra Marcelo Lins. De 2010 a 2013, o time chegou a três finais da Liga dos Campeões. Perdeu para Inter (2010) e Chelsea (2012) e foi campeão em 2013 ao superar o Borussia Dortmund, em Wembley, Londres.

Segundo Marcelo Lins, o técnico Jupp Heynckes continua o mesmo taticamente. “Ele jogava sempre no 4-2-3-1 e falava que o importante é não sofrer gol. Sempre havia preleções em que ele reforçava a função de cada jogador nas bolas paradas. Eu não sei como ele vai fazer, mas, na minha época, ele não mudava o time taticamente em função do adversário”.