Cantillo Victor Cantillo reforçará o Corinthians em 2020 Victor Cantillo reforçará o Corinthians em 2020

Como o Junior Barranquilla vem se transformando em reduto de reforços para os clubes brasileiros

Publicado em Esporte

Próximo de perder oficialmente Victor Cantillo para o Corinthians, o Junior Barranquilla vai se consolidando como uma espécie de mapa da mina de reforços para os clubes brasileiros. Algumas transações se confirmam; outras ficam pelo caminho. É assim no mercado.

No início de 2018, o Flamengo tentou a contratação do meia-atacante Luis Dias, mas perdeu o leilão para o Porto. O clube lusistano pagou 7 milhões de euros pelo jogador de 22 anos e atravessou o sonho rubro-negro de contar com o jogador.

Enquanto isso, o Atlético-MG assediava o atacante Yimmi Chará. Destaque do Junior Barranquilla na Copa Sul-Americana em 2017 e 2018, o atacante de 28 anos desembarcou na Cidade do Galo por 5,15 milhões de euros.

O Fluminense também enviou representantes ao Junior Barranquilla para buscar Yony González a custo zero. O jogador de 25 anos foi o destaque tricolor na temporada de 2019.

No início de 2017, o Santos contratou o atacante Vladimir Hernández por 950 mil euros. O reforço marcou dois gols em 25 jogos e retornou à Colômbia para defender o Atletico Nacional. Antes de chegar ao Peixe, ele havia balançado a rede 46 vezes em 236 partidas coma camisa do Junior Barranquilla.

Antes de se apresentar ao Flamengo em 2016, o volante Gustavo Cuéllar defendia o Junior Barranquilla por empréstimo. O jogador pertencia ao Deportivo Cali. Brilhou com o uniform rubro-negro e partiu rumo â Arábia Saudita para defender o Al-Hilal.

A contratação de destaques de clubes colombianos só tem crescido no futebol brasileiro. Na temporada passada, o país vizinho só tinha menos jogadores do que a Argentina empregados nos clubes da Série A. Em 2016, por exemplo, o Atletico Nacional perdeu praticamente um time depois da conquista da Libertadores. Orlando Berrío, Alejandro Guerra, Jonathan Copete e Miguel Borja atravessaram a fronteira para defender Flamengo, Palmeiras e Santos. Há outros casos recentes como o zagueiro Yerry Mina, o lateral-esquerdo Pablo Armero, o centroavante Tréllez, o lateral Orejuela. o zagueiro Aguilar e o centroavante Uribe no Santos, Henriquez no Vasco. Até clubes de menor investimento como CSA, Fortaleza e Avaí tinham um colombiano no elenco.

Há demanda inclusive por treinadores. O São Paulo investiu recentemente em Juan Carlos Osorio. O Flamengo foi vice-campeão da Sul-Americana sob a batuta de Reinaldo Rueda.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/