Cesar César avisa que está pronto se o Flamengo precisar. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Com 24 minutos jogados em 2017, César pode ser titular do Fla no país em que foi campeão mundial

Publicado em Esporte

Favorito a assumir a trave do Flamengo no ápice da crise de Alex Muralha, o goleiro César Bernardo Dutra jogou apenas 24 minutos em 2017. A última partida de um dos heróis do título rubro-negro na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2011 foi em 1º de fevereiro deste ano, no amistoso da Ferroviária-SP contra o Corinthians, em Itaquera. César entrou em campo aos 25 minutos do segundo tempo no lugar de Matheus e não teve culpa no gol de Marquinhos Gabriel, aos 48, praticamente no último lance da partida.

Promovido ao elenco profissional pelo técnico Vanderlei Luxemburgo em 2011, e lançado como titular do time principal em 2013 por Jayme de Almeida — hoje auxiliar de Reinaldo Rueda — no empate por 1 x 1 com o Cruzeiro no Maracanã, César jamais disputou uma partida internacional com a camisa principal rubro-negra. A primeira pode ser justamente na semifinal da Copa Sul-Americana nesta quinta-feira, contra o Junior Barranquilla, na casa do adversário. Todas as 20 exibições do goleiro no time profissional foram no Brasil em competições nacionais.

As experiências estrangeiras de César aconteceram pelo Flamengo e a Seleção Brasileira em competições de base*. Em 2011, participou da campanha do pentacampeonato no Mundial Sub-20 da Colômbia. Foi convocado pelo técnico Ney Franco e era reserva de Gabriel, do Cruzeiro.  O time tinha, entre outros, os laterais Daniel e Alex Sandro, Casemiro e Philippe Coutinho — todos cotados para disputar a Copa da Rússia em 2018.

Em 2015, César disputou 18 partidas — 14 no Brasileirão, duas na Copa do Brasil e outras duas no Campeonato Carioca. Sofreu 21 gols. As outras duas exibições foram diante do Grêmio em 2014 e do Cruzeiro em 2013 (ano em que foi submetido a um cirurgia no ombro esquerdo). Ambos na última rodada da Série A. Curiosamente, isso pode se repetir no próximo domingo no duelo contra o Vitória no Estádio Barradão, em Salvador.

Emprestado para a Ponte Preta e para a Ferrorivária-SP, César amargou a reserva no dois clubes. Não foi utilizado em nenhum dos dois clubes. Sempre reserva por onde passou, o goleiro de 25 anos pode ter a chance de ser campeão pela primeira vez como titular. O primeiro passo deve ser fechar o gol contra o Junior Barranquilla. César era reserva na campanha do título da Copa do Brasil de 2013 e nos títulos estaduais de 2014 e de 2017. No Mundial Sub-20 de 2011, viu do banco o Brasil vencer Portugal na finalíssima.

 

*O leitor Henrique Mazzini lembra que César disputou a Libertadores Sub-20 de 2011 pelo Flamengo. Correto. O rubro-negro disputou a competição no Peru e foi eliminada nas quartas de final pelo Alianza Lima por 5 x 1. Feito o registro. 

 

O UNICO JOGO DE CÉSAR NESTE ANO

CORINTHIANS 1 x 0 FERROVIÁRIA

Data: 1º de fevereiro de 2017
Horário: 21h45 (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Competição: amistoso
Público: 22.231
Renda: R$ 365.603,00
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Auxiliares: Gustavo Rodrigues de Oliveira e Evandro de Melo Lima (ambos de SP)
Cartão amarelo: Patrick

Gol: Marquinhos Gabriel, aos 48 minutos do segundo tempo

CORINTHIANS: Cássio (Caique); Fagner (Léo Príncipe), Balbuena (Vilson), Pablo (Pedro Henrique) e Moisés (Marciel); Gabriel (Paulo Roberto); Giovanni Augusto (Marquinhos Gabriel), Fellipe Bastos (Cristian), Guilherme (Camacho) e Marlone (Bruno Paulo); Jô (Romero). Técnico: Fábio Carille

FERROVIÁRIA: Matheus (César), Willian Cordeiro (Raniele), Luan (Patrick), Leandro Amaro e Sávio (Jonathan); Claudinei (Fábio Souza), Flávio (Matheus Bertotto), Elder Santana (Bruno Lopes), Alan Mineiro (Kelvy) e Juninho (Capixaba); Leonardo (Tiago Marques) (Fernandinho). Técnico: Antônio Picoli