Bruno Bruno Guimarães, autor do gol que dá vantagem ao Athletico contra o Inter. Foto: Miguel Locatelli/Athletico Bruno Guimarães, autor do gol que dá vantagem ao Athletico contra o Inter.

Bruno Guimarães deixa o estado do Paraná perto de superar síndrome de vices na Copa do Brasil

Publicado em Esporte

O Paraná nunca esteve tão perto do cobiçado título da Copa do Brasil. O Estado marca presença na final pela quarta vez. É a primeira em que um representante de lá larga na frente na decisão. O gol de Bruno Guimarães na vitória por 1 x 0 sobre o Internacional, na Arena da Baixada, dá a vantagem do empate ao Athletico Paranaense na próxima quarta, no Beira-Rio.

Não foi assim na sequência de três vices consecutivos do Paraná na Copa do Brasil. Em 2011, o Vasco venceu a primeira partida contra o Coritiba por 1 x 0, em São Januário. Pressionado, o Coxa fez 3 x 2 no jogo de volta, no Couto Pereira, mas os dois gols marcados em Curitiba deram o título ao clube carioca no Alto da Glória.

O Coritiba pintou novamente na decisão em 2012 e praticamente perdeu o título no confronto de ida. O Palmeiras fez 2 x 0 na Arena Barueri e viajou confortável para o duelo em Curitiba. O time de Luiz Felipe Scolari sofreu o primeiro gol no Couto Pereira, mas arrancou empate por 1 x 1 e festejou o título dentro da casa do adversário.

Em 2013, o Athletico iniciou a decisão do título contra o Flamengo no acanhado estádio Durival de Brito. Para sorte do time carioca, a Arena da Baixada estava em reforma para receber a Copa do Mundo 2014. Marcelo Cirino abriu o placar, mas o volante Amaral empatou o jogo. O gol em Curitiba facilitou a vida do rubro-negro carioca no Maracanã. O triunfo por 2 x 0 brindou o time com o tricampeonato do mata-mata nacional.

O Athletico largou na frente contra o Internacional graças a Bruno Guimarães. Em 2005, o Beira-Rio abrigou o “sem-teto” Athletico no início da decisão da Libertadores contra o São Paulo. Catorze anos depois, pode virar casa de festa da conquista inédita do Furacão.

O Paraná nunca esteve tão perto de perder o complexo em relação aos vizinhos do Sul. O Rio Grande do Sul coleciona sete títulos: seis do Grêmio e um do Internacional. Santa Catarina festejou o caneco com o Criciúma, em 1991. O Paraná está a 90 minutos, quem sabe os pênaltis no Beira-Rio, de se tornar o sétimo estado a faturar a Copa do Brasil, igualando o feito de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Santa Catarina. A espera será longa até quarta-feira.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/102012