Alisson Revelado pelo Inter, Alisson brilhou na casa do Grêmio em nome do Brasil. Foto: Lucas Figueiredo/CBF Revelado pelo Inter, Alisson brilhou na casa do Grêmio em nome do Brasil.

Anjo da guarda de Tite contra o Paraguai, Alisson não sofre gol há oito partidas consecutivas

Publicado em Esporte

Tenho uma lista imensa de observações sobre a constrangedora classificação da Seleção Brasileira para as semifinais da Copa América ao vencer o Paraguai por 4 x 3 nos pênaltis na noite desta quarta-feira na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, mas vamos falar por enquanto de quem merece: Alisson Ramses Becker. Se você acompanha futebol internacional, especificamente a Premier League e a Champions League, deve ter notado o seguinte: o homem de confiança de Jürgen Klopp e de Tite não sofre gol há oito partidas. São três pelo Liverpool — incluindo uma decisão de Liga dos Campeões — e cinco neste período de Copa América, um amistoso e quatro jogos oficiais.

Alisson não sofre gol desde 4 de maio na vitória dos Reds por 3 x 2 sobre o Newcastle sobre o Campeonato Inglês. De lá para cá, ele enfrentou o Barcelona de Messi nas semifinais da Liga dos Campeões, o Tottenham na decisão do título europeu, além de Bolívia, Venezuela, Peru e Paraguai na competição sul-americana de seleções. Dentro de campo, o camisa 1 honrou a tradição do mestre Taffarel. Do banco de reservas, o herói de tantas decisões por pênaltis desde os Jogos Olímpicos de Seul-1988 sentiu orgulhoso do sucessor.

O goleiro conseguiu ser ovacionado por tricolores e colorados com uma exibição de gala do início ao fim. Falhou numa saída de bola, mas foi só. A série de sucessos dos arqueiros brasileiros neste século nas copas América e do Mundo diz muito sobre a atual fase da Seleção. Os pentacampeões não conseguem mais se impor. Julio César brilhou na Copa América 2004, no Peru, e nas oitavas de final do Mundial 2014 contra o Chile. Doni fez o mesmo na edição de 2007 da Copa América, na Venezuela. Wéverton garantiu a inédita medalha de ouro nos Jogos olímpicos do Rio-2016. Por sinal, quando o herói é o goleiro, algo está muito errado na Seleção Brasileira famosa pelos camisas 9 e 10.

 

Invencibilidade de Alisson

07/05 – Liverpool 4 x 0 Barcelona
12/05 – Liverpool 2 x 0 Wolverhampton
01/06 – Tottenham 0 x 2 Liverpool
09/06 – Brasil 7 x 0 Honduras
15/06 – Brasil 3 x 0 Bolívia
19/06 – Brasil 0 x 0 Venezuela
22/06 – Peru 0 x 5 Brasil
27/06 – Brasil 0 x 0 Paraguai

 

Tenho conversado com alguns goleiros na passagem pela zona mista. Impressionante o respeito e admiração de dois deles por Alisson. Ospina, da Colômbia afirmou que o colega de profissão é um dos melhores do mundo. Ambos (ainda) não foram vazados. Al-Sheeb, do Catar, contou que Dida é a inspiração dele, porém, citou Alisson como uma das referências.

A noite em que defendeu pênalti pela primeira vez com a camisa da Seleção foi um tributo a Taffarel e um alívio para Tite. O treinador havia perdido as últimas duas decisões da marca da cal antes de assumir a prancheta verde-amarela. Em 2016, caiu diante do Audax no Campeonato Paulista e contra o Nacional do Uruguai na Libertadores.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/