Dinamarques Discípulo de Ferguson desbancou o PSG nas oitavas de final da Champions League. Foto: Manutd Solskjaer foi orientado por Ferguson antes de assinar contrato com o Cardiff City.

Alex Ferguson conta em livro como ensinou técnico interino do Manchester United a fechar contrato

Publicado em Esporte

Ole Gunnar Solskjaer é técnico interino do Manchester United. Embora o retrospecto à frente do clube inglês seja impressionante, o herói do título de 1999 na Champions League como jogador, e da classificação para as quartas de final em 2019 no papel de treinador contra o Paris Saint-Germain, no Parque dos Príncipes, não tem contrato assinado. Mérito não falta: são 19 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. A explicação para a efetivação (ainda) não ter saído pode estar nas páginas 197 e 198 do baita livro Liderança, de Alex Ferguson e Michael Moritz. Recomendo…

O técnico mais vitorioso da história do Manchester United conta conselhos que ele deu a Solskjaer quando o pupilo ainda ensaiava trocar o par de chuteiras pela prancheta. “A maioria dos ex-jogadores que decidem se tornar técnicos fica como eu quando entrei no East Stirlingshire. Estão desesperados demais para aceitar qualquer oferta. Não conseguem suportar ficar sentado em casa, esperando o telefone tocar, e um período de desemprego pode levar qualquer um a duvidar de si mesmo. Entretanto, os técnicos são invariavelmente ansiosos demais, colocando-se numa posição na qual, assim que assinam um novo contrato, estão ao mesmo tempo assinando o próprio atestado de óbito. A rotatividade é ridícula. Uma mosca-doméstica tem uma expectativa de vida maior do que a de um técnico de um time da Premier League”, escreve Alex Ferguson, colecionador de 48 troféus na carreira — 38 no Manchester.

O escocês conta que, apesar dessa evidência esmagadora, o ímpeto e a ambição na maioria das vezes triunfam sobre os fatos. E aí, ele cita uma caso antigo do atual técnico interino do Manchester United. “Alguns anos atrás, Solskjaer estava negociando para se tornar treinador do Cardiff City. Após ter se aposentado como jogador, Solskjaer havia treinado os reservas do Manchester United e depois voltado à terra natal, a Noruega, para ser técnico do Molde, onde teve muito sucesso. Após algumas temporadas na Noruega, Ole estava nos últimos estágios das negociações com Vincent Tan, dono do Cardiff City, que havia acabado de demitir Malky Mackay”.

“Uma mosca-doméstica tem uma expectativa de vida maior do que a de um técnico de um time da Premier League. Amanhã será o dia em que você estará na posição mais forte em relação ao dono do time. Portanto, coloque tudo, até o menor detalhe, que poderia interferir no seu estilo como treinador no contrato”

Alex Ferguson, para Ole Gunnar Solskjaer

Alex Ferguson conta que pensou rapidamente: “É claro que Ole (como chama Solskjaer) não está pensando em aceitar o emprego, ele está fadado a ser um pesadelo”. O técnico conta que mandou uma mensagem de texto por telefone celular para Solskjaer com um conselho firme: “Amanhã será o dia em que você estará na posição mais forte em relação ao dono do time. Portanto, coloque tudo, até o menor detalhe, que poderia interferir no seu estilo como treinador no contrato.”

Livro de Ferguson tem trechos sobre Solskjaer

O consagrado técnico encerra a história assim: “Nove meses depois, o inevitável aconteceu, e Tan decidiu contratar um novo técnico. A boa notícia para Solskjaer foi que ele tinha um contrato perfeito, e seu talento poderá ser conhecido por um dono de clube mais sensato”.

O carinho de Alex Ferguson é tão grande por Solkjaer que ele brinca na página 49 do livro sobre a chegada do jogador ao Manchester United ao falar sobre determinação. “Lembro-me de Ole Gunnar Solskjaer. Ele cresceu em uma pequena e tranquila vila de pescadores norueguesa e, quando chegou ao Old Trafford, em 1996, com 23 anos, parecia um corista de catorze anos; havia certa delicadeza nele. O Manchester United lhe permitiu experimentar pela primeira vez o verdadeiro sabor da vitória. Aos poucos, Solskjaer foi gostando cada vez mais de vencer, até se tornar um jogador mais agressivo e desenvolver uma sólida convicção.

Os proprietários do Manchester United não se mostram tão sensatos após o fim da era Alex Ferguson. A contar de 2013, cinco técnicos passaram pelo cargo: David Moyes, Ryan Giggs, Louis van Gaal, José Mourinho e o interino Ole Gunnar Solkjaer. Os irmão Joel e Avram Glazer podem ter uma certeza se desejarem efetivar o dinamarquês: Ferguson ensinou Soskjaer direitinho a não assinar contrato de Mané.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF