Perlingeiro Entrevista publicada na última terça-feira (28/2) no Correio Braziliense

Um bate-papo com Jorge Perlingeiro. Locutor das notas das escolas de samba do Rio fala de futebol

Publicado em Esporte

Ele é o locutor das notas das escolas de samba do Rio há 24 anos. Com um vozeirão, conquistou o Brasil narrando a nota máxima na apuração: “Dez, nota dez”, estilo popularizado pelo seu antecessor na função — Carlos Imperial. Aos 72 anos, Jorge Perlingeiro topou o convite do Correio Braziliense para ser jurado por um dia usando seu bordão: “Só se for agora”. Em vez de falar de carnaval, o torcedor do América-RJ deu notas para outra paixão: o futebol. Na véspera de se hospedar na Sapucaí — onde dorme na semana da folia em um contêiner com cama de casal, tevê, ar-condicionado e banheiro — soltou a língua por 30 minutos do outro lado da linha. Deu 10 para Tite e nota baixa para os administradores do Maracanã e do Complexo Olímpico. Exigente, deu zero para agremiações que recorrem ao futebol como samba-enredo e detonou a violências nos estádios.

 

Futebol Carioca
Nota 8

»  É muita confusão. Além de não ter grandes craques, o Maracanã está interditado, São Januário só serve para o Vasco, tem pancadaria de torcida… Infelizmente, o futebol carioca não é organizado como o carnaval do Rio, com qualidade de desfile. Oito é uma nota adequada para a realidade.

Maracanã
Nota 5
»  Era para receber 10 sempre, ainda mais depois da reforma para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Para o Maracanã, sem o povinho que gosta de depredação, os vândalos que passam por lá para quebrar tudo, a nota é 10. Dez pela estrutura, pela beleza, mas pelo não funcionamento. Não, não está merecendo essa nota.

Parque Olímpico
Nota 5
»  Fico triste de ter visto aquilo sendo construído, inaugurado, utilizado nas Olimpíadas e chegar ao ponto atual. Era previsível. O lugar é maravilhoso para o esporte e também um espaço artístico. Agora, temos os elefantes brancos da Copa e das Olimpíadas. Dou 10 para a fundação, inauguração e uso. E um 5 sofrido na situação atual.

Tite
Nota 10
»  Essa menção é com louvor. Tite é um iluminado. Quem não tem estrela vai ser sempre um esforçado. Dunga é medíocre. Se fosse bom estaria trabalhando. O Tite, além de carismático, é agregador, respeitado, é o cara, o homem mais importante do futebol brasileiro. Contra fatos não há argumentos. São sete jogos e sete vitórias.

Futebol como samba-enredo
Nota 0
»  Tivemos duas experiências péssimas. Estácio de Sá fez o Flamengo e desceu. Unidos da Tijuca fez o Vasco. Caiu também. Eu estou nisso há 47 anos. Futebol e samba não se misturam. É igual água e vinho. O samba não é forte em São Paulo porque eles misturam futebol com samba, Camisa Verde, Gaviões da Fiel… São duas paixões que não são gêmeas.

América-RJ
Nota 5
»  “Sou Vila Isabel e América. Meu clube passa por uma crise. Dizem que não tem mais torcida. Meu pai me fez América. Dizia: ‘Você pode ser o que quiser, desde que seja América’. Fui vice-presidente, diretor, chefe de delegação. Meu coração dá 10, mas a razão, 0. Média 5”

Neymar, Gabriel Jesus e Coutinho
Nota 8
»  São três jogadores acima da média, mas Neymar está num patamar acima. É gênio. Mas nós temos uma safra tão fraquinha… Eu vi a Copa de 1970 lá no México, pertinho do campo. As minhas referências são outras. Hoje, qualquer um vira craque. Mas o Neymar é. Nós convocamos jogador até da China! Contrabando vem de lá (risos).

Violência no futebol
Nota 0
»  Eu trabalhei na Suderj. Sou aposentado do Estado. Trabalhei no Maracanã. Quando fazia a inspeção depois do jogo, não tinha torneira, pia quebrada. Roubavam a lâmpada dos banheiros. A sala da torcida, que, às vezes, nós tínhamos que arrombar, estava cheia de faca, facão, pau, ferro… Na Inglaterra, houve cadeia aos hooligans.

Camisas dos clubes
Nota 10
»  Hoje, a gente fica admirando as camisas dos times da Europa. É cada uma mais linda do que a outra. As pessoas compram para andar na rua, sair, irem a festas vestidas de Barcelona, Bayern de Munique, Real Madrid… Aqui, eu gosto da camisa do Santos. É um branco bonito com um escudo que me agrada. A do Inter lembra a do América, é belíssima (risos).

Hinos de Lamartine Babo
Nota 10
»  Lamartine Babo foi um grande americano. Fez hino para todos os clubes do Rio, sem exceção. Ele caprichou no nosso (América-RJ). Sou suspeito para falar. A melodia do Fluminense é belíssima. A do Vasco também. A do Flamengo é a mais cantada por causa da massa, a força da nação. Mas ele teve feeling, mesmo, para compor o do América (risos).

Cristiano Ronaldo ou Messi?
Nota 10
»  Até pouco tempo, eu só daria nota 10 para o Messi. Eu o acho simples. O Cristiano Ronaldo é mais uma estrela de produção. Mas, hoje, eu vejo dois caras de nível muito parecido. A fase, hoje, é do Cristiano Ronaldo. Ganhou tudo na última temporada. Agora, bola por bola, eu acho o Messi melhor. É um jogador fora de série, um cracaço, um monstro do futebol.