Vasco Rafael Ribeiro Vasco: campeão invicto da Taça Guanabara 2019. Foto: Rafael Ribeiro/VAsco Vasco: campeão invicto da Taça Guanabara 2019.

Acabou a rodada! É hora da resenha: 10 pitacos sobre o que rolou no fim de semana do futebol

Publicado em Esporte

Me engana que eu  gosto
A torcida do Vasco tem todo direito de festejar a conquista da Taça Guanabara, mas não se iluda, amigo cruz-maltino: o time continua limitado, precisa melhorar muito para ser competitivo no torneio que interessa — o Campeonato Brasileiro. Na Série A do ano passado, o elenco atual brigou até o minuto final para evitar o rebaixamento. Isso não pode ser esquecido. O último campeão da Taça GB que usou o título para embalar a temporada foi aquele Fluminense bancado pela Unimed. Em 2012, faturou o primeiro turno, decidiu o Estadual com o Botafogo, faturou o Estadual e marchou firme no mesmo ano rumo à conquista do Brasileirão. Considero o índice de gols do Vasco com origem em lances de bola parada (falta, escanteio ou pênalti) alto. São armas de um time que admite as limitações. Dos 15 gols no ano, seis foram assim, ou seja, 40%. Quanto ao tratamento dado por Fluminense, Vasco, Ferj e órgãos de segurança pública aos torcedores no segundo clássico entre Fluminense e Vasco no ano, o Rio conseguiu tratar o próprio produto pior do que Brasília.

 

Bola pra cima
Enquanto o Vasco é o time da bola parada, o Corinthians é refém da bola aérea. Dos nove gols marcados nesta temporada, sete foram em jogadas pelo alto, ou seja, 77,7%. Impressionante o quanto o São Paulo se apequena na casa do arquirrival: são sete derrotas e três empates em Itaquera. Quanto ao sucesso do centroavante Gustavo, preciso esperar uma competição com mais qualidade para emitir opinião. Chega logo, Brasileirão!

 

Ressaca
O Palmeiras não conquista o Campeonato Paulista desde 2008. Com a disposição que o time de Luiz Felipe Scolari disputa o Estadual, tem tudo para ficar mais 10 anos na fila. A ressaca do título brasileiro tá brava. Nem a estreia de Ricardo Goulart foi capaz de curá-la. Continuo achando inadmissível elencos caros e badalados como os de Palmeiras e Flamengo exibirem um futebol tão pobre. Luiz Felipe Scolari e Abel Braga têm culpa no cartório.

 

Sampaoli x Renato Gaúcho
Quando assumiu o Santos, Jorge Sampaoli prometeu honrar o DNA ofensivo do clube famoso por ter revelado Pelé e Neymar. Fiz um rápido levantamento depois da vitória do Peixe sobre o Guarani, por 3 x 0, e o alvinegro praiano ostenta o segundo melhor ataque entre os 20 clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Perde apenas para os 21 gols marcados pelo Grêmio no Campeonato Gaúcho — média de três por partida. A trupe de Sampaoli contabiliza 16 bolas na rede em sete exibições (2,28).  Alguém dirá que o Guarani é uma “baba”. Não! O Bugre derrotou Corinthians (2 x 1) e São Paulo (1 x 0).

 

De trás pra frente
O Cruzeiro promete outra vez ser aquele time difícil de sofrer gol. Mano Menezes vai aproveitando o Campeonato Mineiro para programar a defesa, robotizá-la. O time celeste não é vazado há três partidas consecutivas. Detalhe: a melhor defesa do Estadual é a do arquirrival Atlético. O Galo sofreu apenas dois. Mano Menezes promete uma Raposa mais ofensiva em 2019, mas o ataque é menos eficiente que os de Atlético (15) e América (14).

 

Voltamos à programação normal
A primeira fase do Campeonato Gaúcho não termina com Grêmio e Internacional nas duas primeiras posições desde 2015. Por sinal, foi a última vez em que o clássico decidiu o título. Ao que parece, a dupla Gre-Nal está um pouquinho mais interessada no Estadual neste ano. O Brasil de Pelotas parece ter descoberto a fórmula de parar o tricolor. Pela primeira vez no ano, o time de Renato Gaúcho não balançou a rede. Quanto ao Inter, aos trancos e barrancos Odair Hellmann vai ajeitando o time até a inclusão de Paolo Guerrero — contratado para resolver a carência de gol do time. Uma última observação: Nonato surge como boa alternativa para Edenílson na lateral direita. A ver…

 

Enquanto isso longe do Ninho…
Ex-técnico do Flamengo, Maurício Barbieri tem 100% de aproveitamento na temporada. O Goiás venceu os sete jogos pelo Campeonato Goiano. Além disso, eliminou o Sergipe por 2 x 0 na primeira fase da Copa do Brasil. Contestado nos tempos do São Paulo, Sidão sofre poucos gols com a batuta de Barbieri. Cobiçado por clubes da primeira divisão, Michael é o artilheiro do Goianão com cinco gols. Ok, estamos falando do Goianão, mas, enquanto a bola não rola para o Brasileirão, é bom ficar de olho no trabalho do Barbieri. Goiás, Ceará e Vasco são os três times da elite com 100% de aproveitamento nos estaduais.

 

Na torcida por ele
Não basta ser eleito cinco vezes melhor do mundo. É preciso mostrar capacidade de adaptação a diferentes realidades do futebol. Aplausos para Cristiano Ronaldo. O cara foi artilheiro no Campeonato Inglês na temporada 2007/2008 com 31 gols. O português arrematou a artilharia do Espanhol nas edições de 2010/2011, 2013/2014 e 2014/2015. Concorrendo com Lionel Messi. O gajo lidera a artilharia do Italiano com 19 bolas na rede, duas a mais do que o polonês Krzysztof Piatek, ex-Genoa, atualmente no Milan. O lusitano está a caminho de algo raro: artilharia em três das cinco principais ligas da Europa. Gostemos dele ou não, temos que respeitá-lo.

 

Melhor do mundo fake
Enquanto Cristiano Ronaldo ajuda a decidir jogos como o da última sexta-feira contra o Frosinone, o sucessor dele no prêmio de melhor do mundo, Luka Modric, continua provando que não merecia ser eleito o número 1 em 2018. Hoje, o Real Madrid é muito mais dependente dos dribles, alegria e assistências de Vinicius Junior do que da bola jogada pelo meia croata. A empolgação com o vice-campeonato da Croácia na Copa da Rússia cegou a maioria dos jurados. O prêmio do ano passado deveria ter ficado com CR7. Por falar no Real Madrid, como o Marcelo está mal, hein Tite!

 

“Quinteto fantástico”
Vice-líder do Candangão, o Brasiliense é um dos cinco times do país que ainda não sofreu gol nos Estaduais em 2019. Os outros quatro são: Ceará, Atlético-AC, Porto Velho e Ji-Paraná — os dois últimos no Campeonato Rondoniense. O fim de semana havia começado com sete invictos. Porém, três finalmente foram vazados. O Gama empatou por 2 x 2 com o Luziânia no Candangão. O Remo perdeu para o arquirrival Paysandu por 3 x 0 no Paraense.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF