Fred Fred: três gols e uma assistência. Merece voltar à Seleção. Foto: Bruno Cantini/Atlético

10 pitacos sobre futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana da bola

Publicado em Esporte
  1. Falta de estádio, de policiamento…

A que ponto chegou o Clássico dos Milhões. A semifinal do próximo sábado, pela Taça Guanabara, não pode ser no Maracanã porque o estádio está sucateado. Em tese, não pode também ser no Nilton Santos . O Botafogo não aceita mais que o Flamengo pise lá depois da confusão no último clássico. Apurei na quinta-feira, no Bezerrão, que a Polícia Militar do Distrito Federal foi consultada informalmente pela diretoria do Flamengo e também disse que a semifinal da Taça GB não poderia ser no Mané Garrincha por falta de efetivo. A PMDF avisou que, de 20 de fevereiro a 1º de março, a prioridade é a segurança no carnaval do DF. Logo, não haveria efetivo sequer para dar proteção aos jogos da quinta e da sexta rodadas do Campeonato Candango. Resumo: o Mané Garrincha, que no ano passado recebeu Flamengo x Vasco pelo Carioca, foi descartado por falta de policiamento. O artigo 45 do regulamento do Campeonato Carioca diz que o mando de campo nas semifinais é da Federação de Futebol do Estado do Rio. Em princípio, o clássico está marcado pela Ferj para o Nilton Santos, no sábado, às 18h30. Uma reunião marcada para hoje na Ferj vai tentar definir o endereço do Clássico dos Milhões. Vale lembrar que há exigência de torcida única. Dono da melhor campanha, o Flamengo teria direito a jogar diante de sua torcida no campo do Botafogo. Mas o presidente do Vasco, Eurico Miranda, não aceita. Muito menos o Botafogo quer ver rubro-negros por lá. Ihhhhhhhh…

.

  1. Tranquilo e calmo…

Enquanto Flamengo e Vasco prometem uma segunda-feira tensa em relação ao mando de jogo, o Fluminense sabe que vai enfrentar o Madureira no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.  Tenho gostado bastante do time tricolor. Acho veloz, moderno e com um camisa 10 fora de série. Gustavo Scarpa está jogando muito. Para mim, deveria desbancar Lucas Lima na próxima convocação de Tite para os duelos da Seleção Brasileira contra o Uruguai e o Paraguai, em março. Se não der zebra nas semifinais, meu palpite é Fluminense campeão da Taça GB.

 

  1. Rodízio paulista

Em um mês de temporada, Rogério Ceni já passou de burro a gênio, Eduardo Baptista e Fabio Carille tiveram seus cargos questionados no Palmeiras e no Corinthians, respectivamente, e voltaram à zona de conforto, e a bola da vez agora é Dorival Júnior, do Santos. Sou contra uma possível demissão. O trabalho do Dorival Júnior no ano passado foi impressionante. Levou o Peixe ao vice-campeonato perdendo jogadores para as seleções olímpica e sub-20, com a venda de Gabigol para a Internazionale. Não é possível que o técnico perdeu todo o crédito em duas derrotas no Campeonato Paulista — uma delas para o arquirrival São Paulo.

 

  1. E o Fred, Adenor?

Gabriel Jesus está fora das partidas do Brasil contra o Uruguai e o Paraguai, em março. Perguntar não ofende: existe algum centroavante melhor do que o Fred atualmente no futebol brasileiro? O cara fez três gols no clássico contra o América-MG e deu um assistência. Tite cogita usar Roberto Firmino ou Diego Souza lugar de Gabriel Jesus. Quem sabe até Luan, do Grêmio. Como Tite sempre diz que o grupo não está fechado e não há veto a ninguém, por que não o Fred ao menos no banco de reservas, Adenor?

 

  1. Diego Souza ou Rithely, Tite?

Por falar no Diego Souza no comentário anterior, o atacante cotado por Tite para substituir Gabriel Jesus contra o Uruguai e o Paraguai voltou a fazer neste domingo o que o técnico da Seleção Brasileira espera dele em uma possível convocação para as Eliminatórias. Foi dele o gol do Sport no empate por 1 x 1 com o Santa Cruz, no Arruda, pelo Campeonato Pernambucano. Halef Pittbull descontou. Falso 9, Diego Souza  não é o artilheiro do Sport na temporada. O volante Rithely lidera a estatística com três bolas na rede. Diego Souza é o artilheiro entre os atacantes com dois gols, ao lado de Rogério.

 

  1. Vai sambar?

Sou favorável a dar tempo para técnico trabalhar. No mínimo, um ano. Mas no caso de Antonio Carlos Zago está difícil defendê-lo. Algo precisa ser feito. O Internacional está flertando com o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Gaúcho. O trabalho não está dando química e o empate com o Passo Fundo foi mais uma prova disso. Tenho as minhas dúvidas se Antônio Carlos vai pular o carnaval como técnico do Inter. Tomara que Marcelo Cirino e Willian Pottker consigam dar o upgrade tão esperado pela torcida colorada. A campanha do Grêmio também não é nada boa. Tenho a impressão de que, depois do título da Copa do Brasil, Renato está passeando no Gaúcho à espera do início da Copa Libertadores da América. Lembram quando ele disse que ia passear no Brasileirão?

 

  1. Dane-se o torcedor

Entendo o direito de Atlético-PR e Coritiba transmitirem o clássico no YouTube — a Copa do Rei da Espanha é assim. Entendo os pitis legais e ilegais da Federação Paranaense de Futebol. Mas vamos lá, tem um sujeito que merece o mínimo de respeito: o torcedor. Gente, o cara saiu de casa em um domingão à tarde, convenceu a mulher a deixa-lo sair de casa, levou o filho, comprou ingressos, gastou com transporte, lanche …  para ir a um Atletiba e simplesmente não houve jogo. Vão esperar a súmula para saber o que fazer no tapetão. Como diz um amigo meu, o futebol brasileiro é um 7 x 1 por dia. Vou lançar um movimento aqui. O torcedor brasileiro deveria se organizar nas redes sociais e combinar um dia de W.O. nos estádios do país. Um fim de semana inteirinho sem ir aos estádios do país. Simples assim.

 

  1. Ressaca

Ah, o futebol… Depois de apanhar por 4 x 0 para o Paris Saint-Germain na Liga dos Campeões da Europa, espera-se que um Barcelona da vida use o duelo contra o Leganés, pelo Espanhol, como simulado de uma tentativa de reação no jogo de volta, não é? Só que não. O time catalão sofreu para vencer por 2 x 1. Já falei aqui no blog em outros pitacos. Não há mais clima para Luis Enrique no Barcelona. Repito as minhas apostas: Jorge Sampaoli ou Ronald Koeman devem herdar a prancheta.  Ah, quando você pensa também que o PSG vai embalar de vez depois de uma goleada sobre o Barcelona, o time empata por 0 x 0 com o Toulouse pelo Campeonato Francês. Foi uma um fim de semana de ressaca…

 

  1. Aleluia!

Bastou Gabriel Jesus se machucar e ficar fora de dois jogos do Brasil nas Eliminatórias para Gabriel Barbosa, o Gabigol, desencantar com a camisa da Internazionale. Gabigol não balançava a rede desde 10 de agosto de 2016, quando fez dois dos quatro gols da Seleção Olímpica do Brasil sobre a Dinamarca, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Desde então, entrou em campo 11 vezes por Santos e Internazionale e não desencantava. O jejum acabou hoje na vitória sobre o Bologna, pelo Campeonato Italiano. Vitória com um golzinho só. De Gabigol.

 

  1. Sob nova direção

 O Campeonato Candango tem novo líder. O Brasiliense assumiu a dianteira depois de o Gama perder os 100% de aproveitamento no empate por 0 x 0 com o Formosa. Chama a atenção o péssimo início do atual campeão Luziânia. Perdeu em casa por 3 x 1 para o Ceilândia. Lá se vão dois empates e uma derrota em quatro jogos. A vitória que levou o Jacaré ao topo foi sobre o Real, no Abadião. O veterano Souza foi decisivo com um gol.  Quanto ao Gama, foi só jogar fora do Bezerrão para tropeçar. Depois de três vitórias seguidas no Bezerrão, empatou sem gols com o Formosa, no Diogão. Como antecipou o blog na quinta-feira, a PMDF disse que, por causa do carnaval, não haverá segurança nos estádios em jogos de 20 de fevereiro a 1º de março. A Federação de Futebol do Distrito Federal deve anunciar nesta segunda-feira mudanças de data nas tabelas da quinta e da sexta rodadas do Candangão.

Classificação

  1. Brasiliense, 10 pontos
  2. Gama, 10
  3. Paracatu, 8
  4. Real, 7
  5. Sobradinho, 5
  6. Luziânia, 5
  7. Santa Maria, 4
  8. Ceilândia, 3

===========================

  1. Brasília, 3
  2. Paranoá, 2

===========================

  1. Formosa, 1
  2. Atlético Taguatinga, 1

 

Artilheiro: João de Deus (Sobradinho), 3 gols