Enquete na internet: 10 erros que mais incomodam (4)

Publicado em português
  1. Tampouco / tão pouco

Tampouco = também não, muito menos: Maria não fez a prova e tampouco deu explicações.

Tão pouco = muito pouco: O deputado falou tão pouco que surpreendeu. Comeu tão pouco que deixou a mãe preocupada. Peço tão pouco!

 

  1. Onde / em que

Onde indica lugar físico: A cidade onde nasci tem 2 milhões de habitantes. A gaveta onde guardou os documentos está trancada. Minha terra tem palmeiras / onde canta o sabiá.

Em que indica lugar não físico: Na palestra em que falou sobre a pandemia, o ministro foi muito questionado. No debate em que o deputado sobressaiu, havia muitos eleitores da oposição. Lembrou-se do encontro em que se viram pela primeira vez.

 

  1. Aonde

Só se usa com verbo de movimento que exige a preposição a: Aonde ele foi? Não sei aonde ele foi. Talvez ele saiba aonde ela foi.

Superdica

Pintou a dúvida? Parta pro troca-troca. Substitua a por para. Se couber, vá em frente. Dê a vez ao aonde: Aonde ele foi? Para onde ele foi? Não sei aonde ela foi. Não sei para onde ele foi. Talvez ele saiba aonde ela foi. Talvez ele saiba para onde ela foi.

 

  1. O qual / que

O qual tem vez se o pronome for antecedido de preposição com duas sílabas ou mais. Se não, prefira que: O senador a que se referiu é líder do partido. O livro de que lhe falei está esgotado. A casa sobre a qual lhe falei está à venda. O público perante o qual se manifestou se manteve indiferente.

 

  1. “Interviu”

Intervir é filhote de vir. Os dois se conjugam do mesmo jeito: eu venho (intervenho), ele vem (intervém), nós vimos (intervimos), eles vêm (intervêm); eu vim (intervim), ele veio (interveio), nós viemos (interviemos), eles vieram (intervieram); se eu vier (intervier), se ele vier (intervier), se nós viermos (interviermos), se eles vierem (intervierem). Etc. e tal.

 

  1. “Se ele obter”

O futuro do subjuntivo tem pai e mãe. É o pretérito perfeito do indicativo. Ele nasce da 3ª pessoa do plural menos o -am final. Assim:

Pretérito perfeito: obtive, obteve, obtivemos, obtiver(am)

Futuro do subjuntivo: se eu obtiver, ele obtiver, nós obtivermos, eles obtiverem

 

  1. “Se eu ver Maria”

Trata-se do futuro do subjuntivo. Vale a regra 6:

Pretérito perfeito: eu vi, ele viu, nós vimos, eles vir(am)

Futuro do subjuntivo: se eu vir, se ele vir, se nós virmos, se eles virem

 

  1. “Se ele fazer”

Trata-se do futuro do subjuntivo. Vale a regra 6:

Pretérito perfeito: eu fiz, ele fez, nós fizemos, eles fizer(am)

Futuro do subjuntivo: se eu fizer, ele fizer, nós fizermos, eles fizerem

 

  1. “Se eu pôr”

Trata-se do futuro do subjuntivo. Vale a regra 6:

Pretérito perfeito: pus, pôs, pusemos, puser(am)

Futuro do subjuntivo: se eu puser, ele puser, nós pusermos, eles puserem

 

  1. “Houveram manifestações”

O verbo haver, no sentido de ocorrer e existir, é impessoal. Só se conjuga na 3ª pessoa do singular: Houve manifestações em frente ao STF. Havia recursos a analisar. Há 10 pessoas na sala.