Frangos congelados têm mais água do que o recomendado por lei 26/06/2004. Crédito: Marcos Vieira/EM/D.A Press. Brasil. Belo Horizonte - MG.

Teste aponta excesso de água no frango congelado

Publicado em Sem categoria

Um teste feito pela Proteste Associação de Consumidores mostrou que os clientes estão pagando por água quando compram frango congelado. A associação analisou nove marcas e em três delas os frangos inteiros tinham mais gelo do que o permitido por lei, que é 6% no peso da carcaça. As três marcas reprovadas foram: Rica, com índice de 6,72%; a Averana, com 9,16%; e a Confina, com 10,58%. A Rica foi mal avaliada pela terceira vez. A Proteste faz a pesquisa desde 2009.

Para a Proteste, o excesso de água é um dano ao bolso dos consumidores, que pagam por água e não pela carne. A associação também critica a fiscalização insuficiente que permite esse tipo de fraude.

O teste também avaliou a higiene dos produtos. Três marcas foram reprovadas nesse critério: Rica, Alliz e Copacol, porque foram detectados micro-organismos indicadores de falta de higiene que podem causar problemas para a saúde do consumidor. Os produtos não foram eliminados porque é o tipo de alimento que, necessariamente, passará por cozimento antes do consumo e, assim, os micro-organismos nocivos à saúde humana morrem. No entanto, a associação lembra do risco da contaminação cruzada:  “Imagine que o frango possui micro-organismos patogênicos e a água que ele solta se espalhe sobre a pia. Caso outro alimento tenha contato com aquela água e seja consumido cru, como uma alface, por exemplo, pode haver contaminação”, afirma.

Segundo a Proteste, não foram encontrados resíduos de antibióticos em nenhuma das marcas. Também não foram detectados problemas no aspecto, coloração e consistência. O odor e sabor eram adequados.

Na análise de rotulagem, as marcas Alliz, Averama, Canção, Confina e Sadia não informavam o lote, embora apresentassem data de fabricação e validade. Trata-se de informação importante, pois quando há um problema com o produto, a identificação do lote permite uma melhor rastreabilidade para o recolhimento.

As marcas avaliadas foram: Alliz, Averama, Canção, Confina, Copacol, Flamboiã, Rica, Sadia e Seara.

Resposta das empresas:

O Correio entrou em contato com as empresas que apresentaram resultados não satisfatórios. Seguem as respostas daquelas que responderam:

RICA:

“Em resposta ao teste de hidratação realizado pela Proteste em frangos de nossa marca, temos os seguintes pontos à considerar:
1- Que a hidratação é prevista no processo de resfriamento das aves pelo Ministério da Agricultura, conforme regulamenta a Portaria nº 210 de 10 de novembro de 1998.
2- Que esta portaria fixa um limite de até 8% de hidratação na linha de produção, resultando ao final o citado limite de 6% na média de um testes com carcaças de frango de forma simultânea. Este teste, aprovado pelo Ministério da Agricultura é conhecido como “Drip Teste”, leva em consideração fatores tais como; temperatura adequada, quantidade de carcaças (mínimo de 6), aferição de balança, tempo de execução e outros como o equipamento próprio para o teste.
3- Que a Rica realiza de hora em hora, diariamente, durante a produção, para seu controle, testes de hidratação de linha com resultados médios na ordem de 6,5% (seis e meio por cento), portanto bem abaixo do limite fixado pelo Ministério da Agricultura.
4- Que a Rica realiza semanalmente um Drip Teste com registros acumulados médio de 4,8% , também abaixo do mínimo permitido.
5- Que afirmam que nosso produto foi reprovado por teste executado pela Proteste com índice de 6,72%. Ocorre que não acompanhamos estes testes e não temos conhecimento se a Proteste está credenciada pelo Ministério da Agricultura para realizar o “Drip Teste”.
6- Que 0,72% de excedente em um limite, é um índice muito baixo e, portanto, muito sujeito a um possível erro.
7- Assim questionamos se a análise foi realizada levando em consideração todos os parâmetros técnicos acima referidos.
8- Que é praxe em um procedimento de fiscalização de hidratação, a utilização de amostras para contra-prova, o que não ocorreu no caso. Assim sendo, entendemos que é totalmente nulo o resultado apurado.
9- Que por último, queremos afirmar que o nosso maior patrimônio são nossos clientes, e que os respeitamos em primeiro acima de tudo.”

CONFINA

“A empresa é fiscalizada pelo Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo, que realiza a coleta de amostras e as enviam para análise ao LANAGRO em Campinas-SP, a mesma não recebeu nenhuma nota de irregularidade nas análises realizadas. A empresa não recebeu nenhum laudo técnico da análise realizada pela empresa Proteste.”