Justiça nega indenização a passageiro que teve voo cancelado por nevasca

Publicado em Consumidor
A juíza titular do 2º Juizado Especial Cível de Brasília indeferiu os pedidos de indenização por danos morais e materiais pedidos por passageiros que tiveram o voo cancelado devido a uma nevasca. Os viajantes sairiam de Brasília com destino a San Carlos de Bariloche, na Argentina, em 15 de julho de 2017.
Na decisão, a juíza afirmou que o contexto probatório demonstrou que o fator meteorológico interferiu no tráfego aéreo, acarretando o cancelamento de diversos voos, causa excludente da responsabilidade da empresa fornecedora do serviço. “Foi configurado motivo de força maior, que inviabilizou a adoção de qualquer medida efetiva para evitar o dano. Por conseguinte, rompido o nexo de causalidade entre o serviço de transporte aéreo prestado e os danos reclamados pelos autores, por força do fortuito externo, forçoso reconhecer que a ré não é responsável pelo ressarcimento dos danos suportados pelos autores”, declarou.
A juíza ainda lembrou que as normas e os tratados internacionais limitadores da responsabilidade das transportadoras aéreas de passageiros, especialmente as Convenções de Varsóvia e Montreal, têm prevalência em relação ao Código de Defesa do Consumidor.
No no art. 19 da Convenção de Montreal é declaro que o transportador é responsável pelo dano ocasionado por atrasos no transporte aéreo de passageiros, bagagem ou carga. Não obstante, o transportador não será responsável pelo dano ocasionado por atraso se prova que ele e seus prepostos adotaram todas as medidas que eram razoavelmente necessárias para evitar o dano ou que lhes foi impossível, a um e a outros, adotar tais medidas.