90,6% da dívida dos brasilienses é com cartão de crédito, indica pesquisa da Fecomércio-DF

Publicado em Sem categoria

O cartão de crédito virou a forma de pagamento preferida das famílias brasilienses. Segundo pesquisa da Federação do Comércio do Distrito Federal, 90,6% das dívidas dos lares da capital são nessa modalidade. Financiamento de carro e cheque especial aparecem em seguida entre os débitos em aberto das famílias, com índices de 33,2% e 21,9%, respectivamente.

Embora se torne cada dia mais frequente, os consumidores precisam tomar cuidado com a conta no crédito porque essa condição apresenta as maiores taxas do mercado.

Essa preocupação com as altas taxas de juros e as incertezas em relação a economia levaram o recuo do endividamento no Distrito Federal. A pesquisa da Fecomércio-DF mostrou também que, em relação a agosto, o índice de envidados caiu de 83,4% para 82,4%. Descresceu de 617.796 famílias para 609.839. É um sinal que o brasiliense está cauteloso com os gastos e está preferindo não se comprometer por enquanto.

A inadimplência também caiu. Em agosto eram 1595 pessoas que não conseguiam quitar os débitos, em setembro, 1021. Dentre as famílias com contas em atraso, 49,7% disseram ter condições de quitar as dívidas totalmente e 48,6% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente.

Entre as famílias endividadas, apenas 1,6% disseram não ter condições de quitar as contas. O levantamento também mostra que 35,1% da renda das famílias pesquisadas estão comprometidas com o pagamento de dívidas.