#Governador do DF, Ibaneis Rocha, lança o Dia D de combate ao mosquito da dengue Crédito: Bárbara Cabral/Esp.CB/DA.Press.

Tribunal de Contas do DF quer esclarecimentos sobre aumento de casos de dengue na capital

Publicado em CB.Poder

O Tribunal de Contas do DF abriu prazo de 15 dias para a Secretaria de Saúde se manifestar sobre o aumento do número de casos de dengue no DF. Os conselheiros pediram que a pasta apresente esclarecimentos e encaminhe cópia de documentos que respaldem essas informações. A decisão foi tomada com base em representação do deputado Leandro Grass (Rede), que aponta indícios de negligência nas ações de combate a doenças endêmicas, como as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo dados do boletim epidemiológico, o DF registrou, entre janeiro e 11 de maio, 19.812 notificações de caso de dengue. As mortes alcançaram 16 vítimas — 15 a mais do que o mesmo período do ano passado. Ontem, o governo criou uma força-tarefa de combate à dengue.

Mais um distrital na equipe de Ibaneis

O governador Ibaneis Rocha (MDB) deve criar uma nova secretaria ou subsecretaria para abrigar mais um distrital em sua equipe. O deputado Iolando (PSC) viaja na próxima semana para São Paulo com o objetivo de conhecer a estrutura e o funcionamento das secretarias estadual e municipal da Pessoa com Deficiência, foco de sua atuação parlamentar. Vai acompanhado do chefe de gabinete, Samuel Rodrigues de Sousa, sem ônus para a Câmara Legislativa, a não ser os salários. Iolando está entrando numa área que durante duas décadas foi a base do ex-deputado Benício Tavares (MDB), hoje sem mandato.

Siga o dinheiro

R$ 7.926.000

É o valor previsto em pregão eletrônico, por meio de registro de preços, do DER/DF para contratação de empresa para locação de painéis de mensagens variáveis, móveis e fixos, com sistema remoto de controle.

Aliado forte

No primeiro mandato, a deputada Flávia Arruda (PR/DF) conseguiu espaço na Câmara graças à ajuda de um amigo e aliado político, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ), que a conheceu durante os tempos de primeira-dama do DF, ao lado de José Roberto Arruda.

Mesma causa

O deputado distrital Fábio Félix (PSol) não perde um evento ligado à pauta LGBT. Na última quinta-feira, ele acompanhou o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a criminalização da homofobia ao lado da cantora Daniela Mercury e de sua mulher, Malu Verçosa. A artista baiana justificou a presença em plenário: “Ao olharem para nós, os ministros estarão vendo o amor e estarão vendo uma família”. A maioria da Corte já votou a favor da causa.

Pauta dos empresários

Na presença de empresários, o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar (foto), entregará ao presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente, e ao governador Ibaneis Rocha a 17ª Agenda Legislativa da Indústria do DF, uma pauta de demandas do setor. A cerimônia será quinta-feira, dia 30. Todos os parlamentares, distritais e federais, foram convidados. Será a primeira visita de Ibaneis à Fibra desde que assumiu o Palácio do Buriti.

Brasília exposta em Londres

A exposição Brasília — Da utopia à capital, que rodou algumas das principais capitais do mundo com a história da cidade, vai desembarcar em Londres. A curadora da mostra, Danielle Athayde, se reuniu ontem com o governador Ibaneis Rocha e obteve do chefe do Executivo o compromisso de apoiar a empreitada. O custo de cerca de R$ 350 mil deve ser pago com emendas de parlamentares da Câmara Legislativa. O governo fará a articulação com os distritais para obter os recursos. O acervo conta com mais de 400 obras passou por Moscou no ano passado, durante a Copa do Mundo, atraindo 11 mil visitantes.

Interesse no Terceiro Setor

Mulher do ministro da Justiça e Segurança Pública, a advogada Rosangela Wolff Moro não é vista nos eventos sociais da Corte brasiliense. Mas é presença em compromissos jurídicos, como no lançamento do 10º volume da série “Terceiro Setor e Tributação”, lançado na última quarta-feira no Carpe Diem. A obra é um compilado de textos sobre o tema, sob a coordenação do procurador de Justiça José Eduardo Sabo Paes. “Leitura obrigatória para o terceiro setor”, disse a advogada que atua na área, em postagem nas redes sociais.

Aposta de mobilização fria

A manifestação de amanhã em defesa do governo vai bombar? “Bolsonaro tem uma militância forte, mas acredito que a manifestação será menor. A mobilização, para acontecer, precisa de um fato, uma dor comum, com uma mensagem única e um público específico, minimamente organizado e com lideranças identificadas. A oposição conseguiu unir esses elementos na defesa do orçamento da Educação. O chamamento para o dia 26 ainda não deixou esses elementos claros e dividiu as forças de lideranças. Muitas delas não têm interesse no desgaste com o Congresso”, afirma Fabrício Moser, especialista em Mobilização Política. Moser trabalha há mais de 20 anos na área e coordenou a equipe de mobilização da campanha do tucano Geraldo Alckmin à Presidência.