feira dos importados
rollemberg feira dos importados Crédito: Arthur Menescal/Esp.CB/D.A. feira dos importados

Rollemberg assegura ampliação de segurança e infraestrutura no entorno da Feira dos Importados

Publicado em CB.Poder

ANA VIRIATO

Candidato à reeleição, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) reuniu-se, nesta terça-feira (11/09), com lideranças da Feira dos Importados. No encontro, que durou cerca de 30 minutos, recebeu uma lista de reivindicações. O socialista assegurou a ampliação da segurança nas imediações do estabelecimento, com o reforço do efetivo da Polícia Militar, melhorias na infraestrutura, por meio de correções na rede de drenagem pluvial, e a inserção da Feira no trecho turístico oficial de Brasília. Outras demandas serão estudadas junto a órgãos do Executivo local.

As prioridades da classe foram elencadas pelo vice-presidente da Cooperativa de Produção e Compra em Comum dos Empreendedores da Feira dos Importados, Edilson Sousa Neves. Entre as requisições, há a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e de creches no SIA, além da disponibilização de uma linha de ônibus que ligue a Rodoviária ao estabelecimento. “Atendemos todas as classes sociais, de A a F. Algumas dependem do transporte público para chegar. Ouvimos muitas reclamações. Outra questão é que estamos numa das regiões com o maior número de indústrias, comércios e trabalhadores, mas não temos pontos de atendimento de saúde”, frisou.

Edilson pediu, ainda, soluções para a situação dos ambulantes que atuam no entorno da Feira. “Um governo sério vai conseguir dar um lugar para essas pessoas trabalharem sem concorrer com o comércio formal”, pontuou. E emendou: “Todos precisam de linha de crédito. Necessitamos de dinheiro para fazer o comércio girar. A Feira dos Importados é o ponto comercial de Brasília onde os menores empreendimentos geram o maior número de empregos”, apontou.

Em resposta, o candidato à reeleição afirmou que estudará a viabilidade da construção da UBS junto à Secretaria de Saúde. “Em tese, as Unidades Básicas de Saúde atendem a população de um território específico. Normalmente, são instaladas próximo a moradias. Mas avaliaremos se seria o caso de implementar uma no SIA para atender os trabalhadores da região”, disse.

Sobre a educação, Rollemberg garantiu que todas as crianças de 6 meses a 5 anos, cujas mães procurarem o governo, terão vagas garantidas em creches e unidades de ensino infantil. “Estamos licitando creches e faremos também convênios com entidades sem fins lucrativos. É claro que o ideal será que fiquem perto de residências ou locais de trabalho”, alegou.

O socialista acrescentou que vai implementar a linha de ônibus requisitada e providenciar as possibilidades de créditos bancários. “É hora de o BRB ter um olhar mais atencioso para micro e pequenos empresários, com linhas de crédito atraentes, dentro da perspectiva de que temos de nos unir para gerar empregos”. O chefe do Palácio do Buriti selou os compromissos com a assinatura da carta que lista as reivindicações.

Churrasquinho na Feira dos Importados

Antes de participar do encontro com lideranças da Cooperativa, Rollemberg conversou com alguns comerciantes e aproveitou para comer um churrasquinho de coração de galinha. Após a reunião, partiu para o corpo a corpo com proprietários de quiosques ao longo de cerca de 15 minutos.

Em meio às andanças, o socialista ouviu reivindicações e elogios. A quiosqueira Antônia Santos, 64 anos, pediu a implementação da rede de esgoto no local. “Vivemos numa situação difícil. Sabe como trabalho? Tiro a água da pia com vasilhas, durante todo o dia, para jogar lá fora”, contou. De pronto, o governador respondeu que a implementação da infraestrutura seria uma de suas prioridades no SIA. “Nesta semana, volto aqui e gravaremos um vídeo para registrar esse compromisso”, assegurou.

A agenda de campanha do candidato segue em um encontro com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, às 15h. À noite, Rollemberg comparece à inauguração do Comitê de Santa Maria e ao jantar com lideranças de Tabatinga, em Planaltina.