Comércio em Águas Claras fechado durante a pandemia do covid19
Comércio em Águas Claras fechado durante a pandemia do covid19 Minervino Júnior/CB/D.A Press

Restrições tomadas no início da pandemia dividem opinião dos brasilienses

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Alexandre de Paula

Pesquisa da RG Organic mostra que não há consenso entre os brasilienses sobre as medidas de restrição tomadas, no início da pandemia, para conter o novo coronavírus. 41% dos entrevistados aprovaram o decreto de fechamento do comércio publicado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) em março e 38% o rejeitaram. Levando-se em conta a margem de erro, de 3%, os dois lados ficam tecnicamente empatados.

Dos entrevistados, 21% não souberam ou não quiseram responder. Especialistas continuam defendendo o isolamento social como uma das formas mais eficazes de se combater a covid-19. GDF reabriu a maioria das atividades comerciais e briga na Justiça pelo direito de decidir sobre os setores restantes, como bares e restaurantes. A pesquisa ouviu 1,3 mil pessoas entre abril e maio.

Tensão e derrota

A votação em primeiro turno do Refis, ontem, mostrou um embate duro entre distritais e o Executivo, em que o GDF foi derrotado. Nenhuma outra proposta do governo Ibaneis que chegou a Plenário enfrentou tanta resistência. O governo não conseguiu a quantidade necessária de votos para aprovação do texto original. O PL precisava de 16 votos para passar e teve 12.

Distritais da oposição e do bloco liderado pelo distrital Eduardo Pedrosa (PTC) defenderam a necessidade de acrescentar emendas à proposta para corrigir falhas. Na avaliação do GDF, as mudanças enfraqueceriam o Refis e acabariam com a eficácia da iniciativa, considerada fundamental para a economia da capital no momento de crise causada pela pandemia do novo coronavírus. A derrota põe em xeque a relação do Executivo com os distritais, que terá de ser repensada.

Ainda desconhecidos

A popularidade do presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), e do vice-presidente da Casa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), foi medida pela pesquisa da RG Organic. Os resultados mostram que, apesar da exposição dos dois distritais, a maioria da população não os conhece. Não conhecem Prudente, 55%, e 71%, Delmasso. O levantamento mostrou também que 85% dos brasilienses não sabem quem é o presidente da Câmara Legislativa.

Facebook

A divulgação dos distritais nas redes sociais também foi avaliada na pesquisa da RG Organic. O Facebook é a plataforma mais usada pelos distritais. Em abril, Fernando Fernandes (Pros) era o deputado com maior número de seguidores (próximo de 50 mil). No engajamento, no entanto, Leandro Grass (Rede) liderou a análise feita de janeiro a abril deste ano e Fábio Felix (PSol) esteve à frente em abril.

 

Ciclista

O governador Ibaneis Rocha (MDB) retomou nesta semana um hábito de fazer pedaladas matinais, que mantinha antes de ser candidato ao Palácio do Buriti. O emedebista voltou a sair de bicicleta de casa pouco depois do dia começar. O percurso varia, mas geralmente Ibaneis vai da residência, no Lago Sul, até o balão do aeroporto. Uma diferença para os tempos em que estava fora da política — que não agrada o emedebista — é que agora ele precisa ser acompanhado obrigatoriamente por seguranças.

Só papos

“Agradeço a todos que me ajudaram a chegar em segurança aos EUA, seja aos que agiram diretamente (foram dezenas de pessoas) ou aos que oram por mim. Aproveito para dizer que estou bem”

Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação

“Ele estava fugindo de alguém? Estranho, né? Vai ser a primeira vez na história que alguém diz que está exilado e tem o apoio do governo. Geralmente é o contrário, as pessoas fogem porque estão sendo perseguidas por um governo”

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados