Arruda e Filippelli
Arruda e Filippelli Crédito: Goncalves/Esp.CB/D.A Press. Arruda e Filippelli

Renúncia de Frejat abre guerra entre Arruda e Filippelli

Publicado em CB.Poder

A renúncia de Jofran Frejat (PR) à candidatura ao Buriti abriu uma guerra entre dois políticos tradicionais do Distrito Federal. De um lado, o ex-vice-governador Tadeu Filippelli (MDB). De outro, o ex-governador José Roberto Arruda (PR). Eles não são protagonistas das chapas. Mas, nos bastidores, lideram negociações em torno de candidaturas a governador. Disputam aliados nacionais e locais, partidos e estrutura.

 

Esse embate resultou numa divisão do grupo que apoiava Frejat. Filippelli lançou o ex-presidente da OAB/DF Ibaneis Rocha (MDB) ao GDF. Arruda é o mentor da candidatura do deputado Alberto Fraga (DEM/DF). Os dois batem o pé em torno de seus projetos. Sem acordo.

 

A disputa pessoal e política não é de hoje. Ambos são do setor de obras e oriundos do grupo político de Roriz. Em 2006, quando Joaquim Roriz preparava um sucessor, os dois brigaram pelo apoio do cacique. Roriz lançou Maria de Lourdes Abadia (PSDB). Mas não se empenhou em elegê-la.

 

Naquela eleição, Arruda venceu no primeiro turno. Mas todo mundo conhece o final da história. Veio a Caixa de Pandora. Agora eles estão juntos como alvos da Operação Panatenaico. Na politica, vão travar uma nova queda de braço até outubro.