Deputada federal Paula Belmonte
Deputada federal Paula Belmonte Ana Rayssa/Esp. CB/D.A. Press Deputada federal Paula Belmonte

“Prejuízo causado ao BNDES nos governos petistas foi muito maior do que eu imaginava”, diz Paula Belmonte

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

À QUEIMA-ROUPA

Deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF)

Qual balanço a senhora faz desse primeiro ano de mandato na sua estreia na política?
Faço um balanço bastante positivo. Apresentei 161 proposições, fui vice-presidente da CPI do BNDES, titular de várias comissões e criei e coordeno a Comissão Externa de Políticas para a Primeira Infância. Consegui ainda o apoio de 188 deputados e protocolei a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com as férias de 60 dias para qualquer servidor público, inclusive do Judiciário. Temos que acabar com esse privilégio inconcebível nos dias atuais. Também protocolei a PEC que determina a cobrança de IPTU de imóveis públicos, que hoje são isentos.

Qual foi a sua principal atuação?
Minha principal atuação foi na defesa das crianças e jovens. Apresentei 31 proposições legislativas voltadas para a primeira infância e obtive uma grande conquista, que foi aprovar o projeto de lei que prorroga o início da licença-maternidade quando após o parto mãe ou filho permanecem internados.

A política é o que a senhora esperava?
Eu cheguei achando que estava tudo errado, mas confesso que tive grandes surpresas no Congresso. Há uma parcela que só atua em favor dos próprios interesses, mas há muita gente de bem e que quer trabalhar honestamente pelo desenvolvimento do país.

Qual foi a maior surpresa na CPI do BNDES?
O prejuízo causado ao banco pela corrupção dos governos petistas foi muito maior do que eu imaginava. Investigamos apenas a ponta do iceberg. Os contratos investigados pela CPI equivalem a apenas 1,3% dos recursos investidos pelo banco. Também me surpreendeu a atitude da oposição. Eu já sabia que eles fariam de tudo para prejudicar os trabalhos da CPI, mas chegar ao ponto de me atacar por defender a pauta da educação foi algo que me surpreendeu negativamente.

Acredita que a bancada do DF ajudou a cidade neste primeiro ano?

Parcialmente. Acho que faltou mais união e desprendimento.

Pretende concorrer a qual cargo?
Estou focada em fazer um bom mandato e aprovar projetos em favor das crianças e adolescentes. Por uma iniciativa minha, a Câmara instituiu o Biênio da Primeira Infância e nos próximos dois anos teremos como prioridade promover o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida. Quero ainda promover o empreendedorismo, porque emprego significa dignidade.

Quem integra seu grupo político?
Tem muito político espalhando por aí que eu faço parte do seu grupo sem nunca ter me consultado. Tenho ótima relação com vários parlamentares do DF, uma relação respeitosa com a oposição, mas não pauto minha atuação no Legislativo em decorrência dos interesses de determinado grupo político. Sou independente.