W3 Sul
W3 Sul Ed Alves/CB/D.A Press W3 Sul

População precisa se conscientizar para o DF não ter isolamento forçado

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O gabinete de crise do coronavírus faz uma projeção séria para daqui a duas semanas, quando o prazo de fechamento do comércio e das outras atividades econômicas chegar ao fim. Pelos cálculos matemáticos, haverá 16 mil suspeitos em teste. Hoje, em torno de 5% confirmam o diagnóstico. Mas como será até lá?

Se as pessoas não se conscientizarem de que é preciso ficar fechado em casa, em quarentena, o Governo do Distrito Federal terá de adotar medidas mais extremas, como a “prisão domiciliar”, um isolamento forçado.

Na Itália, para sair de casa, é preciso uma justificativa e as pessoas devem manter distância de dois metros na fila das farmácias e supermercados. Se não houver uma conscientização de que não dá para andar pelas ruas, a regra de isolamento pode chegar até nós.

Conflito de esferas de poder

Para fechar a cidade, em eventual decretação de lockdown, o governador Ibaneis Rocha precisa de um apoio fundamental: do presidente Jair Bolsonaro. Como determinar um isolamento domiciliar se os servidores da Esplanada dos Ministérios e dos demais órgãos do governo federal estiverem ainda trabalhando normalmente?

Negativo para corona

O presidente da OAB-DF, Délio Lins s Silva Júnior, também esteve na Conferência da Mulher, promovida pelo Conselho Federal da OAB, em Fortaleza. Por precaução, fez o teste de coronavírus, uma vez que houve contaminações no evento. Resultado: negativo.

Balanço da sexta-feira

A sexta-feira fechou ontem com 108 casos confirmados de coronavírus. Foram 28 novos diagnósticos ontem. Desses que estão Covid-19, apenas quatro estão hospitalizados. Os outros 104 estão em quarentena domiciliar. Há 2.717 casos suspeitos. Até agora, 1.485 foram descartados. Nenhuma morte.

HFA terá de passar informações para o GDF

A Justiça Federal do DF determinou à União que forneça imediatamente ao Governo do Distrito Federal todas as informações requeridas sobre os pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus no Hospital das Forças Armadas (HFA), sob pena de pagamento de multa diária de R$ 50 mil e responsabilização cível, criminal e administrativa do diretor da unidade de saúde. Foi no HFA que o presidente Jair Bolsonaro se submeteu ao exame para testar se foi contaminado pelo novo coronavírus. A decisão, em caráter liminar, em ação de obrigação de fazer, proposta pela Procuradoria-geral do Distrito Federal, leva em conta que essas informações são fundamentais para a elaboração de políticas públicas de combate à Covid-19.

Só papos

“Em muitos casos, o vírus mata, sim, mas muitas mortes serão (de pessoas) sem comida. A pessoa com uma alimentação deficitária é mais propensa, ao pegar o vírus, a complicar sua situação sanitária, levando até a óbito”

Presidente Jair Bolsonaro

“O que está em risco é a saúde da coletividade e os exemplos mundiais infelizmente demonstraram que qualquer lapso de ação pode levar ao desastre”

Governador Ibaneis Rocha (MDB)

A pergunta que não quer calar….

Numa crise como essa, existe algo mais importante do que estarmos com as pessoas que amamos?