Equipe saúde Ibaneis e Frejat
Equipe saúde Ibaneis e Frejat Ana Rayssa Equipe saúde Ibaneis e Frejat

Na equipe de transição de Ibaneis, Frejat diz ser contra formato de gestão do Hospital de Base

Publicado em CB.Poder

O núcleo da equipe de transição do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) responsável pela área da saúde reuniu-se oficialmente, nesta segunda-feira (19/11), pela primeira vez. Entre os 14 integrantes do grupo, que realizará um raio-x do setor para traçar o plano de ação da nova gestão, está o ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR). Titular da pasta por quatro vezes, ele disse ser contrário ao recém-implementado modelo de gestão do Instituto Hospital de Base e elencou, como prioridades, o fortalecimento da atenção primária e policlínicas.

 

Para Frejat, não deve prosperar a administração do centro médico como serviço social autônomo. “Quando você coloca estatutário e celetista, um com uma carga horária e um com outra, um com um salário e um com outro; não pode dar certo. Isso aconteceu, no passado, com o Saúde em Casa, quando colocaram o pessoal com salários e horários diferentes: deu problema”, lembrou.

 

De acordo com o ex-secretário de Saúde, há outras formas de otimizar a gestão do hospital sem usar o modelo, que sofre questionamentos jurídicos. “A facilidade é de contratar pessoas sem concurso público e comprar com dispensa de licitação. Mas há tantos outros mecanismos para fazer isso. Conversa com o Tribunal, com outros setores, que dá para fazer. Já se fez no passado”, pontuou.

 

O ex-deputado federal acrescentou que atuará como “uma memória” no núcleo de saúde da transição. “O papel será de ajudar no sentido de mostrar o que a gente fez, como fizemos, como criamos os centros de saúde, os hospitais regionais, laboratórios e etc”, adiantou.

 

Frejat apontou, como prioridades para a próxima gestão, a intensificação da atenção primária e o fortalecimento de hospitais a fim de melhorar os atendimentos secundário e terciário, além das policlínicas. “A rede não cresceu mais. Quantos hospitais e centros de saúde foram feitos desde que saí da secretaria? Parou no tempo”, frisou.

 

Informações requisitadas

Coordenador da transição, o vice-governador eleito Paco Britto (Avante) afirmou que, na primeira reunião, houve somente a apresentação dos integrantes do grupo e da metodologia de trabalho. “Eles, agora, vão fazer a integração dos subgrupos para chegarmos ao diagnóstico e, posteriormente, traçarmos as metas e adequarmos nosso plano de governo”, explicou. O número dois do Palácio do Buriti acrescentou que a equipe aguarda as informações requisitadas à Secretaria de Saúde.

 

Entre os nomes que compõem o núcleo estão o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adeílson Loureiro Cavalcante; a superintendente do Instituto de Cardiologia do DF (ICDF), Núbia Welerson Vieira; e o distrital eleito Jorge Vianna (Podemos).

 

Ibaneis Rocha ainda não bateu o martelo sobre o secretário de Saúde da gestão. Entretanto, interlocutores da equipe garantem que há três nomes em análise. Apesar de participar do núcleo da transição, Jofran Frejat disse “não ter a pretensão de assumir cargos no governo”.