aumento no preço da passagem de ônibus
aumento no preço da passagem de ônibus Ed Alves/CB/D.A Press aumento no preço da passagem de ônibus

Movimentos contra aumento no preço da passagem continuam nesta semana

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Alexandre de Paula

As manifestações contra o aumento no preço da passagem continuam nesta semana. O primeiro protesto reuniu, segundo organizadores, cerca de 500 pessoas. Não foi suficiente, no entanto, para convencer o governador Ibaneis Rocha (MDB) a rever a decisão. A tendência é que, estimulado também pela oposição, o movimento se mantenha vivo por mais algum tempo.

Na classe política, o tema continua ressoando. Distritais da base, incluindo o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), criticaram o reajuste. Para completar a linha de questionamento, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Ministério Público de Contas (MPC-DF) pediram explicações sobre a decisão.

Festa LGBT nos 60 anos de Brasília

O deputado distrital Fábio Felix (PSol) quer que o movimento LGBT seja lembrado nas comemorações dos 60 anos de Brasília, celebrado em 2020. A ideia ainda é inicial, mas a intenção é fazer uma festa de todas as cores, com diversos blocos de carnaval, e incluir essa parcela da população, por vezes deixada de lado, nos eventos. O parlamentar procurará a Secretaria de Cultura e Economia Criativa para debater o assunto.

Edital para Hospital do Câncer sai em fevereiro

O GDF pretende lançar em fevereiro o edital da licitação para a construção do Hospital Oncológico de Brasília. A obra é uma parceria do Executivo local com o Ministério da Saúde. Há R$ 112 milhões assegurados para a construção em recursos do governo federal. A unidade voltada para o tratamento de câncer é um projeto antigo, que estava travado e voltou a correr no fim de 2019.

Novo golpe

Estelionatários estão usando o nome da Companhia Energética de Brasília (CEB) para aplicar golpes em moradores do Distrito Federal. A fraude é cometida por telefone. Os criminosos se passam por funcionários da 4ª Vara Federal e enganam os clientes ao afirmar que a Justiça determinou a troca dos relógios de medição e que o serviço precisa ser pago. Na ligação, os suspeitos passam um falso telefone da CEB. A estatal reforçou que não cobra instalação de medidores e que o atendimento é feito exclusivamente pelo 116.

Siga o dinheiro

R$ 20 milhões

Investimento do GDF para gestão das atividades de atendimento aos usuários na Segurança Pública, de janeiro a dezembro de 2019

Enquanto isso… Na sala de Justiça

Diante de reclamações de deputados e dos protestos populares, o governador Ibaneis Rocha (MDB) seguirá firme na decisão que aumentou o valor das passagens de ônibus do Distrito Federal?

Só papos

“No ano passado, nós quase não conseguimos fechar as contas do transporte no fim do ano. (…) Então, é um ajuste necessário e que está bem abaixo do que seria realmente devido, mas é o que nós precisamos para equilibrar as contas.”
Ibaneis Rocha (MDB), governador do DF

“Já estive no GDF como secretária de Estado e sei das dificuldades financeiras pelas quais o governo passa. No entanto, esse reajuste deveria ser justificado pelo GDF com números que demonstrem a real necessidade dos novos valores.”
Leila Barros (PSB-DF), senadora