Filippelli e Ibaneis
Filippelli e Ibaneis Carlos Vieira/CB/D.A Press Filippelli e Ibaneis

Filippelli e Ibaneis juntos novamente: Rafael Prudente presidirá o MDB/DF

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O governador Ibaneis Rocha e o ex-vice-governador Tadeu Filippelli começaram a se entender quanto aos rumos do MDB. Presidente regional da legenda, Filippelli aceitou passar o comando para o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, tendo sua nora, Ericka Filippelli, secretária da Mulher, como vice. O diálogo fluiu tanto na noite de segunda-feira, quando eles sentaram para um tête-à-tête, que os dois apareceram em público juntos ontem, no lançamento do programa Emprega-DF. Prudente também estava lá. É o pragmatismo político falando mais alto.

“Marqueteiro”

Lançado ontem, na véspera do Dia do Trabalhador, o Programa de Incentivo Fiscal à Industrialização e Desenvolvimento Sustentável do DF ganhou o nome de Emprega-DF. A escolha foi do governador Ibaneis Rocha. “Sou marqueteiro mesmo”, brincou o chefe do Executivo, durante o lançamento da iniciativa. O programa tem como foco garantir benefícios fiscais a empresas, para evitar a fuga de empreendimentos a estados vizinhos, principalmente para o Mato Grosso do Sul. Mas, pressionado pela crescente taxa de desemprego, o governador fez questão de apresentar a iniciativa sob a perspectiva do potencial de geração de emprego e renda. A data também parece estratégica, um dia antes do dia do trabalhador.

Estilo Roriz

Bem ao estilo do governo de Joaquim Roriz, Ibaneis Rocha tem reunido parlamentares aliados em inaugurações e lançamentos de programas, como forma de dividir os dividendos eleitorais. Todos ao redor do governador que se comporta como o líder de um grupo político.

Em crescimento

Ao assumir a presidência do MDB/DF, o deputado Rafael Prudente, que já comanda a Câmara Legislativa, começa a despontar como uma liderança política.

Decisão equivocada do TCU, diz Rollemberg

O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) comentou a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a retenção nos cofres da União do Imposto de Renda dos salários dos servidores custeados pelo Fundo Constitucional do DF. “Com todo respeito que tenho pelo TCU, considero equivocada a decisão de retirar do DF o desconto do imposto de renda dos servidores da segurança pública”, apontou. Ele também criticou a forma como o atual governo conduziu a questão.

Alô, ministro!

A UnB divulgou pelas redes sociais um recado ao ministro da Educação, Abraham Weintraub. O integrante do governo Bolsonaro afirmou que vai cortar recursos de universidades que não apresentarem bom desempenho acadêmico e estiverem promovendo “balbúrdia”, como festas e eventos políticos. A UnB, cujo orçamento sofreu um bloqueio de R$ 38 milhões, ressaltou pelo Twitter: “Oi, gente! Estamos passando aqui para lembrar que: a UnB é a oitava melhor universidade do Brasil. Ranking elaborado pelo Times Higher Education (THE) coloca a instituição entre as mil principais do mundo e como a quinta entre as federais brasileiras”.

Por mais aconchego para o paciente na UTI

Com 13 votos favoráveis, a Câmara Legislativa aprovou ontem projeto de lei de autoria do deputado Leandro Grass (Rede) que permite a permanência de acompanhantes em unidades de terapia intensiva (UTIs) de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e maternidades públicas e privadas, além das neonatais. O texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha. Na avaliação de Grass, a proposta permite o mínimo de qualidade de vida aos pacientes. O texto foi aprovado com emenda do deputado Jorge Vianna (Podemos), que permite ao responsável pelo setor médico, em caso de risco à saúde do paciente, a decisão sobre a permanência ou entrada do acompanhante.

Siga o dinheiro

R$ 7.145.926.684,98

Foi o montante destinado desde a criação do Fundo Constitucional do DF ao Tesouro Local a título de retenção do Imposto de Renda dos servidores das forças de segurança pública e que, segundo decisão do TCU, deverá ser devolvido à União.

A pergunta que não quer calar….

O trabalhador tem motivos para comemorar hoje?

Só papos

“Me sinto completamente à vontade para dizer que quem defende esse governo e esse presidente é canalha”

Crítico de cinema Pablo Villaça, pelo Twitter

“Mais amor e menos ódio, diretor de cinema”

Presidente Jair Bolsonaro, pelo Twitter