CBPFOT261120131516 Aureliza Corrêa/Esp. CB/D.A Press

Ex-secretário de Saúde Rafael Barbosa e outras 11 pessoas são presas em operação do MP de combate à corrupção na saúde

Publicado em CB.Poder
ANA MARIA CAMPOS

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagrou nesta manhã (29/11) a Operação Conexão Brasília, com a prisão preventiva dos ex-secretários de Saúde do DF Rafael Barbosa e Elias Miziara, além de outras 10 pessoas.

 

Investigação aponta que o escandaloso esquema de corrupção no governo de Sergio Cabral (MDB) teve ramificações e se alastrou no Distrito Federal durante a gestão de Agnelo Queiroz (PT) na área de saúde.

Os promotores de Justiça, com apoio de policiais civis, cumpriram ainda 44 mandados de busca e apreensão em endereços no Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

A investigação é um desdobramento de operações da Lava-Jato, ocorridas no Rio de Janeiro, que desvendaram um esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude à licitação do governo de Sérgio Cabral na área de saúde, com conluio de empresaa para vencer licitações direcionadas.

 

Entre os alvos da operação está a adesão pela Gerência de Órteses e Próteses e da Coordenação de Ortopedia da Secretaria de Saúde de ata de registro de preços da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro contaminada pelo esquema de corrupção do governo de Sergio Cabral.

 

O trabalho de investigação foi conduzido por uma força-tarefa de combate à corrupção na saúde criada pelo procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa.

 

Durante a apuração, houve compartilhamento de informações das operações Fatura Exposta e Ressonância, autorizadas pelo juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio, que tem condenado a organização criminosa liderada pelo ex-governador do Rio.

 

Coordenado pelo promotor Luís Henrique Ishihara, o grupo é integrado também pelos promotores Flávio Henrique de Andrade, Rodrigo de Araújo Bezerra e Gabriela Gonzalez Pinto.

 

Veja quem são os alvos dos mandados de prisão preventiva:

 

1) MIGUEL ISKIN

2) GUSTAVO ESTELLITA CAVALCANTI PESSOA

3)MARCO ANTÔNIO GUIMARÃES DUARTE DE ALMEIDA

4) MARCUS VINICIUS GUIMARÃES DUARTE DE ALMEIDA

5) GAETANO SIGNORINI

6) MARCIA DE ANDRADE OLIVEIRA CUNHA TRAVASSOS

7) EDCLER CARVALHO SILVA

8) RAFAEL DE AGUIAR BARBOSA

9)ELIAS FERNANDO MIZIARA

 

10)JOSÉ DE MORAES FALCÃO

 

11) RENATO SÉRGIO LYRIO MELLO

12) VICENTE DE PAULO SILVA DE ASSIS