Torquato Jardim Cb.Poder
Torquato Jardim Cb.Poder Reprodução/TV Brasília Torquato Jardim Cb.Poder

“Este é um tema que afeta o Brasil”, diz Torquato Jardim, sobre possível denúncia da PGR contra Michel Temer

Publicado em CB.Poder

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, é o entrevistado da semana do programa CB.Poder. Durante a conversa, transmitida ao vivo pela TV Brasília, o ministro falou sobre  a perspectiva de denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer. Para ele, “esse é um tema que afeta o Brasil”. “É preciso ver o que vem, o que é apontado, e, a partir do caso concreto, o governo, o Congresso e a sociedade vão analisar as consequências”, comentou. “Há uma dimensão personalíssima em Michel Temer, uma dimensão institucional no presidente da República, e há a dimensão social em larga escala, que são as consequências no tecido social. O que vai acontecer com a economia? Haverá especulação que impeça novos investimentos? É inequívoca a necessidade de uma reforma previdenciária”, argumentou o ministro.

 

Torquato Jardim comentou as especulações a respeito de uma possível troca no comando da Polícia Federal e elogiou o diretor-geral da instituição, o delegado Leandro Daiello. “É uma figura excepcionalmente competente, que merece todos os aplausos. Estou conhecendo as necessidades institucionais da PF, de novos equipamentos, de como melhorar a capacidade operacional”, disse.

 

O ministro também falou sobre a escolha do novo procurador-geral da República. Atualmente, a Associação Nacional dos Procuradores da República prepara uma eleição interna, para elaboração de uma lista tríplice. “Em face da Constituição, tecnicamente, qualquer procurador pode ser nomeado procurador-geral da República. A questão está agora no âmbito interno do Ministério Público Federal, o Executivo vai tomar a decisão depois que receber a decisão do processo interno do MP”, explicou Torquato.

 

Confira a íntegra da entrevista: