lan.

Desemprego no DF cai pelo segundo mês consecutivo

Publicado em CB.Poder

ISA STACCIARINI

A taxa de desemprego no Distrito Federal diminuiu 18,5% pelo segundo mês consecutivo. São 7 mil pessoas a menos sem emprego na capital federal. Em julho eram aproximadamente 297 mil moradores desempregados. Em agosto o índice baixou para 290 mil. De junho para julho o percentual já tinha baixado para 18,9%. O setor que mais empregou foi o de serviços, principalmente nas áreas de informática, comunicação, atividade administrativa, científica e técnica.

O grupo 1, que reúne as regiões administrativas de mais alta renda (Brasília, Lago Sul e Lago Norte), teve uma taxa de desemprego de 7,3% e o grupo 3, que concentra regiões de renda mais baixa (Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Paranoá, São Sebastião, Santa Maria e Recanto das Emas), registrou uma taxa de 22,2% de pessoas sem vínculo empregatício. Já o grupo 2, com regiões intermediárias (Gama, Taguatinga, Sobradinho, Planaltina, Núcleo Bandeirante, Guará e Cruzeiro), apresentou 15,3% de desemprego.

Para o presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Lúcio Rennó, os números demonstram uma melhora nas expectativas.”Começamos a vislumbrar uma tendência de melhoria do mercado econômico, principalmente do mercado de trabalho e, agora, vamos continuar acompanhando os dados nesse momento importante de crise e recessão, mas que dá sinais de respiro”, destacou.

Ele ressaltou, ainda, que o mercado de trabalho no Distrito Federal domina na área de serviço e administração pública que demandam um perfil economicamente altamente qualificado. “O saldo é positivo com criação de quatro mil empregos, apesar das oscilações”, acrescentou.