HOB
HOB HOB

Coronavírus: SESIPE anuncia suspensão de visitas aos presídios por mais uma semana

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

As visitas nos presídios do Distrito Federal vão ficar suspensas por pelo menos mais uma semana. A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (SESIPE) anunciou, nesta sexta-feira (27), que no próximo de 3 de abril, será feita uma nova avaliação antes de uma decisão.

 

A medida está em vigor desde 12 de março, como prevenção ao contágio pelo novo coronavírus por meio de visitantes aos internos, o que poderia resultar numa contaminação em massa.

 

Semanalmente, as visitas ocorrem nas unidades prisionais às quartas e quintas-feiras. Às sextas uma pequena parcela de sentenciados recebem visitantes. “Não temos nenhum caso de contágio nos presídios, o que se deve à cautela e às suspensões realizadas, tanto pela Segurança como pelos órgãos de justiça”, explicou o subsecretário do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, o delegado Adval Cardoso.

 

As audiências judiciais estão suspensas até o próximo dia 30 de março, de acordo com portaria emitida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Serão realizadas somente aquelas com extrema necessidade. Desta forma, as escoltas judiciais ficam suspensas. As hospitalares estão ocorrendo em casos necessários.

O banho de sol teve horário estendido, para compensação da suspensão de visitas e assepsia de celas. “As unidades adotam a rotina diária de duas horas de banho de sol. Dentro da possibilidade de cada presídio, o horário será estendido para três horas”.


Doações

A higienização de celas e viaturas foi reforçada. Além da utilização de uma tonelada de sabão em pó recebido pelo GDF como doação Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista-DF), a limpeza incluirá o Hipoclorito de Sódio, componente da água sanitária.

O Sistema Penitenciário também recebeu nesta semana 4 mil litros de água sanitária da Câmara de Diretores Lojistas do Distrito Federal (CDL – DF) e, na quinta-feira (26), o Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (Sindpen-DF) doou 3 mil litros de álcool 70% para auxiliar na limpeza.