CLDF fachada - concurso da Câmara legislativa
CLDF fachada - concurso da Câmara legislativa Crédito: Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press CLDF fachada - concurso da Câmara legislativa

Consulta pública é aberta para cidadãos opinarem sobre plano de saúde da CLDF

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Vice-presidente da Câmara Legislativa, o deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos) abriu uma consulta pública pelo site e-Democracia para que os cidadãos opinem sobre as mudanças no Fundo de Assistência à Saúde da Casa (Fascal).

A proposta inicial era de que ex-deputados distritais pudessem aderir ao benefício para que a Câmara conseguisse novas contribuições para reduzir um rombo de R$ 14 milhões nas contas do plano de saúde. Outra ideia é firmar acordos com operadoras, como o Saúde BRB, caixa de assistência vinculada ao BRB.

Em plena luz do dia

Pode até ser que as ocorrências de criminalidade tenham caído, mas Brasília ainda não se livrou da insegurança. Uma assessora da Advocacia-Geral da União (AGU) que o diga. Ela foi assaltada ontem em plena 306 Sul por dois ladrões com um facão e teve o celular roubado, logo depois de deixar a filha na escola.

Ajuda a pacientes de doenças raras

Como forma de despertar a sociedade para um tema pouco debatido, a Câmara Legislativa realizará audiência pública para uma discussão pública sobre doenças raras. Será na segunda-feira, a partir de 15 horas, no plenário. O objetivo é tratar de projetos e programas públicos que atendam às necessidades desses pacientes.

Consideram-se doenças raras aquelas que afetam 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. Ou seja, 1,3 pessoas em cada grupo de 2 mil. As doenças raras podem ser degenerativas ou proliferativas, e em geral são crônicas, progressivas, podendo até levar à morte. Três quartos dessas doenças afetam as crianças, mas os adultos também podem adquiri-las. A iniciativa é do líder do governo, Cláudio Abrantes (PDT).

Faz sentido

O ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania-DF), ex-petista, fez uma análise certeira sobre o PT e Bolsonaro: “PT não pode pedir mais impeachment como fez antes, por duas razões: precisa do Bolsonaro no segundo turno e desmontaria a narrativa de que o impeachment da Dilma foi golpe”.

Intercâmbio de reclamações

Em viagem ao Congresso dos Estados Unidos, a líder do PSol na Câmara dos Deputados, Fernanda Melchionna (RJ), ao lado das deputadas Joênia Wapichana (Rede-RR) e Érika Kokay (PT-DF), denunciou “graves ameaças às liberdades democráticas” por parte do presidente Jair Bolsonaro.

A coletiva foi organizada pelas deputadas democratas Deb Haaland e Ilhan Omar, que convidaram as brasileiras para um intercâmbio parlamentar com o objetivo de discutir a situação das políticas ambientais, trabalhistas e para mulheres.

Ibaneis recebe representantes de aplicativos de transporte

O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu ontem representantes dos aplicativos de mobilidade Uber, 99, Eva Drive e Darth Driver, secretários de governo e lideranças dos motoristas para discutir alternativas viáveis à lei aprovada pela Câmara Legislativa que garantam mais segurança aos motoristas e passageiros do Distrito Federal. À frente das negociações está a deputada distrital Júlia Lucy (Novo), única a votar contra o projeto de lei.

Só papos

“Criar tensão institucional não ajuda o País a evoluir. Somos nós, autoridades, que temos de dar o exemplo de respeito às instituições e à ordem constitucional. O Brasil precisa de paz e responsabilidade para progredir”

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

“Estão se unindo contra o nosso Presidente. As críticas vêm da mídia, de políticos, de ministros, membros do MP, todos que não representam a maioria dos 57 milhões de brasileiros que apoiam Jair Bolsonaro. 15/3precisa ser grande”

Deputada federal Bia Kicis (PSL-DF)