Apadrinhado pelo PTB, jovem de 19 anos será afastado da função de gestor financeiro em Ministério

Publicado em CB.Poder

Bruno Lima 

 

O Ministério do Trabalho decidiu dispensar Mikael Tavares Medeiros, 19 anos, da função de gestor financeiro de contratos. Uma portaria assinada pelo secretário-executivo substituto da pasta, Leonardo José Arantes, nesta sexta-feira (9/3), confirma o afastamento do cargo após O Globo revelar que o jovem era o responsável por pagamentos anuais de cerca de R$ 473 milhões a fornecedores do MT. No entanto, o rapaz, apadrinhado pelo PTB, continuará em um cargo comissionado, recebendo o mesmo salário: R$ 5,1 mil bruto por mês. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União da próxima segunda-feira (12/03).

 

Mikael Tavares Medeiros entrou no Ministério em outubro de 2017 e foi nomeado para o cargo de gestor financeiro pelo então secretário-executivo da pasta, Helton Yomura — atual ministro interino do Trabalho.

 

No lugar dele, entrará Antônia Maria de Sousa Gadelha. O jovem é filho do delegado da Polícia Civil de Goiás Cristiomario de Sousa Medeiros, aliado de Jovair Arantes, o líder do PTB na Câmara dos Deputados. A mãe dele é diarista e recebe Bolsa-Família.

 

Detalhe: Leonardo José Arantes, que assina o afastamento de Mikael, é sobrinho de Jovair Arantes, justamente quem viabilizou a indicação do jovem de 19 anos no Ministério do Trabalho, comandado pelo presidente do PTB, Roberto Jefferson. Segundo registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mikael é filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB) desde março de 2016.