CBNFOT050420050011 Foto: Arquivo Tv Globo/Divulgacao. Fagundes e Christiane em A viagem

O amor está no ar! Viva estreia neste sábado a série Os casais que amamos

Publicado em Programas

Programa Os casais que amamos conta a história da dramaturgia por meio das narrativas das tramas românticas exibidas nos 70 anos da tevê no Brasil

A história dos casais das novelas ajuda a contar a trajetória dos 70 anos da televisão brasileira, que tem os folhetins como o formato mais característico e celebrado. Foi com esse recorte que o canal Viva criou a série Os casais que amamos, idealizada e roteirizada por Hermes Frederico com direção de Felipe Careli, que estreia oficialmente neste sábado (21/11) às 19h, na emissora.

“Através dos casais, a gente perpassa a nossa história da teledramaturgia. A gente mantém a memória cultural e artística”, explica Hermes Frederico. O projeto começou com Tarcísio Meira e Glória Menezes, casal na dramaturgia e também na vida real. Por causa da pandemia, o episódio com os dois foi o primeiro a ficar pronto e acabou sendo exibido em junho, em celebração ao Dia dos Namorados. Também foi uma forma de mostrar o que estava por vir. “Eles fizeram a primeira novela diária e se tornaram o símbolo do casal das telenovelas. Em junho, lançamos o episódio dando o “start” na série e realmente foi um episódio muito elogiado, querido e afetuoso nesse momento, inclusive, em que estamos vivendo, um momento tenso”, completa.

Crédito: João Miguel Junior/TV Globo. Tarcísio Meira e Glória Menezes estão juntos há mais de 50 anos
Crédito: João Miguel Junior/TV Globo. Tarcísio Meira e Glória Menezes estão juntos há mais de 50 anos

Agora, a série será exibida em formato completo. Ela pôde ser concluída com entrevistas remotas. A temporada é composta por 13 episódios e retrata histórias de casais que fizeram sucesso com o público apresentando com diversidade a narrativa do amor nas tramas. “A gente vê que os casais foram mudando ao longo dos anos. Tem casais que tiveram grande apelo popular, sem serem protagonistas. Casais que tiveram uma relação muito forte com o público”, explica.

Pares de Os casais que amamos

No episódio de estreia, Os casais que amamos traz dois casais vividos por Tony Ramos e Elizabeth Savalla (Márcio e Lili, em O astro, de 1977, e André e Catarina, em Pai herói, de 1979); e Antônio Fagundes e Christiane Torloni, que fizeram Diná e César Jordão em A viagem (1994). Cada um dos quatro artistas fala um pouco sobre a relação criada na telinha e também conta lembranças do período, mescladas a cenas dos folhetins.

A temporada completará terá ainda casais como Tancinha e Beto (Claudia Raia e Marcos Frota), em Sassaricando (1988); Babalu e Raí (Letícia Spiller e Marcello Novaes), em Quatro por quatro (1994); Félix e Niko (Mateus Solano e Thiago Fragoso), em Amor à vida (2013); e Bibi Perigosa e Rubinho (Juliana Paes e Emilio Dantas), em A força do querer (2017), trama atualmente em reprise na Globo. Além de mais um casal da vida real, Lázaro Ramos e Taís Araujo que relembram a dobradinha como Foguinho e Ellen em Cobras e lagartos.