forca6 2020. Crédito: Raquel Cunha/Divulgação. Diversão & Arte. Juliana Paes em A força do querer como Bibi Perigosa. Juliana Paes como Bibi em A força do querer

A força do querer estreia em edição especial na Globo

Publicado em Novela

Novela A força do querer, de Gloria Perez, trará de volta personagens como Bibi e Ritinha e discussões sobre tráfico e transexualidade

A Globo traz de volta nesta segunda-feira (21/9) a novela A força do querer, sucesso de Glória Perez que conquistou o Brasil em 2017. O folhetim ocupará a faixa de Fina estampa e deve seguir até o ano que vem, quando o planejamento é trazer a “segunda temporada” de Amor de mãe.

A anti-heroína Bibi (Juliana Paes) é uma das protagonistas da novela. Por amor, a mulher honesta que terminou o noivado com o apaixonado Caio (Rodrigo Lombardi) vai dando lugar à bandida que faz de tudo para livrar a cara do marido, o traficante Rubinho (Emilio Dantas), inclusive assume os “negócios” dele.

A força do querer ainda gira em torno de outras duas figuras femininas bem marcantes: a sereia Ritinha (Isis Valverde) e a policial Jeiza (Paolla Oliveira). Ritinha é impetuosa e não sabe se quer namorar Ruy (Fiuk) ou se mantém o noivado com Zeca (Marco Pigossi), caminhoneiro que deixou em Belém. Por sua vez, Jeiza tem o sonho de se tornar uma grande lutadora de MMA. Sem medo de correr atrás da felicidade, cada uma a seu modo, Bibi, Ritinha e Jeiza vão em busca dos sonhos delas.

A novela de Glória Perez ainda trouxe outras discussões, como vício em jogos por meio de Silvana (Lília Cabral), e transexualidade, com Ivan/ Ivana (Carol Duarte), personagem que marcou época na teledramaturgia brasileira.

Relembre os principais personagens de A força do querer

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bibi (Juliana Paes) – Estudante de Direito, termina o noivado com Caio (Rodrigo Lombardi), com quem teria um futuro promissor, para protagonizar uma história de amor com Rubinho (Emílio Dantas), estudante de Química e garçom. Juntos, eles têm Dedé (Gabriel Almeida Bravo). Ao lado de Rubinho, entra para o mundo do crime e vira a primeira-dama do tráfico.

Caio (Rodrigo Lombardi) – É estudante de Direito e noivo de Bibi. Quando Bibi termina o noivado para ficar com Rubinho, Caio deixa o Brasil e vai para os Estados Unidos. Depois de 15 anos, ele volta e reencontra a ex-noiva envolvida com o tráfico de drogas.

Rubinho (Emilio Dantas) – É uma espécie de “lobo em pele de cordeiro”. Homem que se mostra romântico, carinhoso, e que parece ser comandado pela mulher, mas na verdade a manipula. Ele alimenta a sede de Bibi por emoções extremas e desse modo a domina.

Jeiza (Paolla Oliveira) – Policial do Batalhão de Ação com Cães e lutadora de MMA. Namora Zeca (Marco Pigossi) e mora em Niterói. Torna-se inimiga de Bibi por prender Rubinho. Termina o noivado com o caminhoneiro ao descobrir uma traição e engata um namoro com Caio.

Ritinha (Isis Valverde) – Nascida e criada na fictícia Parazinho, é namorada de Zeca, mas se envolve com Ruy (Fiuk). Abandona Zeca no dia da festa de casamento e foge com o empresário para o Rio de Janeiro. Grávida de Zeca, mente para Ruy e diz que o filho é dele. Casa-se com Ruy e teme ser presa por bigamia. Por fim, sai do Brasil para praticar o “sereismo” em Las Vegas.

Zeca (Marcos Pigossi) – Filho de Abel (Tonico Pereira), quase morreu afogado ao tentar salvar Ruy na infância. Noivo de Ritinha, o caminhoneiro é abandonado por ela na festa de casamento em Parazinho. Decepcionado, ele se muda com o pai para Niterói. Apaixona-se pela policial Jeiza.

Ruy Garcia (Fiuk) – Noivo de Cibele (Bruna Linzmeyer), trabalha na empresa da família a C.Garcia. Termina o noivado para ficar com Ritinha.

Cibele (Bruna Linzmeyer) – Filha de Dantas (Edson Celulari) e noiva de Ruy.

Eugênio (Dan Stulbach) – Diretor da empresa de alimentos C.Garcia junto com o irmão Eurico (Humberto Martins), mas deseja ter um escritório de advocacia. Casado com Joyce (Maria Fernanda Cândido), o pai de Ruy e Ivana (Carol Duarte). Tem um caso com Irene (Débora Falabella).

Joyce (Maria Fernanda Cândido) – Mulher de Eugênio. Fica abalada com a traição do marido e a mudança de identidade de gênero da filha.

Ivana/ Ivan (Carol Duarte) – Vive momentos delicados até compreender sua identidade de gênero.

Irene (Débora Falabella) – Arquiteta e amiga de Silvana (Lilia Cabral). A vilã faz de tudo para ficar com Eugênio.

Eurico (Humberto Martins) – É diretor da empresa de alimentos C.Garcia com o irmão Eugênio. Casado com Silvana e pai de Simone (Juliana Paiva), é conservador.

Silvana (Lília Cabral) – Mulher de Eurico. A arquiteta vive situações de risco por conta do vício em jogo.

Simone (Juliana Paiva) – Conselheira da prima Ivana.

Nonato (Silvero Pereira) – Motorista de Eurico e transformista. Veio do interior do Ceará para tentar a vida artística no Rio de Janeiro. Fica amigo do patrão, que não desconfia de sua vida dupla.

Teresa (Tarso Brant) – Ajuda Ivana a descobrir sua identidade de gênero.

Junqueira (João Camargo) – Marido de Heleninha (Totia Meireles). Também se preocupa com o comportamento do filho Yuri, viciado em internet.

Heleninha (Totia Meirelles) – É casada com Junqueira e se incomoda com o comportamento do filho Yuri.

Yuri (Drico Alves) – É viciado em internet e pratica Cosplay.

Elvira (Betty Faria) – Antiga paixão de Garcia. Está à procura do homem que matou seu primeiro marido.

Garcia (Othon Bastos) – Fica muitos anos sem contato com a família e retorna sem avisar.

Edinalva (Zezé Polessa) – Mãe de Ritinha. No fim da trama, ela se casa com Abel (Tonico Pereira).

Abel (Tonico Pereira) – Pai de Zeca. É contra o noivado de Zeca e Ritinha. Casa-se com Edinalva no fim da novela.

Zuleide (Claudia Mello) – Empregada da família Garcia. Defende, principalmente, Ivana e Ruy.

Aurora (Elizangela) – Mãe de Bibi. Apoia a filha apesar de ser contra o casamento dela com Rubinho.

Marilda (Dandara Mariana) – Melhor amiga de Ritinha no Pará. Está sempre visitando a família de Zeca depois que se mudam para Niterói.

Anita (Lua Blanco) – Namorada de Amaro (Pedro Nercessian). Melhor amiga de Cibele.

Dantas (Edson Celulari) – Trabalha na C.Garcia e é pai de Cibele.

Abigail (Mariana Xavier) – Secretária da empresa C.Garcia. É representante do orgulho plus size, muito bem resolvida com sua aparência. É amiga de Tatu (Bruno Barbosa).

Leila (Lucy Ramos) – Namorada de Caio depois que ele volta para o Brasil.

Cândida (Gisele Fróes) – Mãe de Jeiza. Namoradeira, está sempre envolvida em situações divertidas com os homens que conhece.

Shirley (Michelle Martins) – Namorada de Dantas. Deseja ascender socialmente. Tenta se dar bem com Cibele, em vão.

Cláudio (Gabriel Stauffer) – Namorado de Ivana (Carol Duarte).

Francineide (Laize Câmara) – Apresenta o universo do sereismo para a amiga Ritinha.

Mira (Maria Clara Spinelli) – Secretária de Cirilo (Gustavo Machado).

Cirilo (Gustavo Machado) – Amigo de Caio.

Vitor (Alejandro Claveaux) – Namorado de Jeiza no começo da novela.

Tatu (Bruno Barboza) – Boy da empresa C.Garcia. Adora conversar com Abigalil sobre a vida dos funcionários da empresa.

Amaro (Pedro Nercessian) – Amigo de Ruy.

Guto (Antônio Carlos) – Morador de Portugal Pequeno e amigo de Zeca.

Almerinda (Fafá de Belém) – Cantora conhecida como Mere Star. É mãe de Zeca.

Dita (Karla Karenina) – É empregada da família e acoberta a patroa, Silvana, viciada em jogos de baralho.

Nazaré (Luci Pereira) – Irmã de Abel. Mora em Portugal Pequeno, Niterói, para onde Abel e Zeca se mudam após deixarem Parazinho.

Janete (Eline Porto) – Moradora de Parazinho. Gosta de Zeca e, por isso, está sempre implicando com Ritinha (Isis Valverde).

*Fonte: Memória Globo