sassaricando_claudia Tancinha marcou a carreira de Claudia Raia

Com elenco estelar, Sassaricando volta, no Viva

Publicado em Novela

Novela que marcou a carreira de Claudia Raia como Tancinha, Sassaricando reunia estrelas como Paulo Autran, Eva Wilma e Tonia Carrero no elenco. Lembre os principais personagens da novela de Silvio de Abreu!

Silvio de Abreu já foi considerado o rei das comédias das 19h, com novelas escrachadas e de bom gosto. É dessa lavra o sucesso Sassaricando, que o Viva traz de volta 33 anos depois nesta terça-feira (8/9), às 14h30 (com reprise à 0h45). “Sempre achei Sassaricando um excelente nome para uma novela das sete. É lúdico, divertido e popular. Não escrevo uma novela inédita há mais de 10 anos e Sassaricando é uma das minhas prediletas. Fico emocionado só de ver as chamadas e muito feliz em saber que vou poder admirar esse elenco fabuloso nos próximos meses”, afirma Silvio, em material de divulgação da novela.

Esse elenco “fabuloso” reúne realmente um time de feras: Paulo Autran, Tonia Carrero, Eva Wilma, Irene Ravache, Jandira Martini, Cristina Pereira, Carlos Zara, Lolita Rodrigues e por aí vai. Mas com tantos veteranos, uma jovem Claudia Raia roubou a cena com sua Tancinha. A feirante bem-humorada conquistou o país se vendo “toda dividinha” entre o vizinho Apolo (Alexandre Frota) e Beto (Marcos Frota). Vai valer a pena rever a novela e se divertir, com certeza.

Lembre os personagens de Sassaricando!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aparício Varela (Paulo Autran) – No começo da história, é totalmente submisso à mulher Teodora Abdala (Jandira Martini), com quem teve a mimada Fedora (Cristina Pereira). Com a morte da esposa, muda totalmente. Envolve-se com três mulheres: Rebeca (Tônia Carrero), Leonora (Irene Ravache) e Penélope (Eva Wilma). É um homem de bom gosto, educado, fino, riquíssimo, além de um amigo leal e um homem apaixonado, mas tem certas falhas de caráter. Tem na sobrinha Camila (Maitê Proença) um grande exemplo de coragem e determinação. Detesta a família da mulher, pois as cunhadas Lucrécia (Maria Alice Vergueiro) e Fabíola (Ileana Kwasinski), querem a fortuna deixada pela falecida irmã. Também convive com o genro Leonardo Raposo (Diogo Vilela), um assassino profissional que só mata as pessoas erradas.

Teodora Abdala (Jandira Martini) – Megera, mulher de Aparício e chefe do clã dos Abdala. É uma mulher muito rica, agitadíssima e voluntariosa, daquelas pessoas que ninguém ousa contrariar. Leva tudo com mão de ferro e trata Aparício como um cachorro, porque sabe que ele se casou com ela apenas pelo dinheiro. Adora a filha Fedora e faz tudo para ela. Também é austera com as irmãs. Adora o genro Leonardo Raposo porque ele faz a felicidade de Fedora. Detesta Camila, considerando-a muito avançada para uma moça de família. Morre logo no início da trama.
Fedora Abdala Raposo (Cristina Pereira) – É voluntariosa como a mãe e não tem nenhuma das características do pai. É muito mimada e se sente dona de tudo. É completamente apaixonada por seu marido e nem desconfia de que ele deseja matá-la para ficar com todo o seu dinheiro.

Fabíola Abdala (Ileana Kwasinski) – É a irmã rejeitada pelas outras Abdala – Teodora e Lucrécia. Depois que voltou para a mansão da família, abandonada e com um filho, Tavinho (Alexandre Lipiani), vive sendo acusada de intrusa e pecadora, mesmo já tendo se passado 20 anos de sua partida. Suas irmãs não a perdoam, o que a torna uma mulher extremamente tensa.

Lucrécia Abdala (Maria Alice Vergueiro) – Irmã do meio de Teodora e Fabíola. É a mais voluntariosa das três, sendo apaixonada, explosiva e capaz dos gestos mais inusitados. Tenta fazer com o marido, Aprígio (Laerte Morrone), o mesmo que Teodora faz com Aparício, mas não consegue. A saída de sua filha Camila de sua casa lhe trouxe uma forte mágoa, e ela se empenha para tê-la de volta. Depois da morte de Teodora tenta reconquistar Aparício, com quem se envolveu no passado.

Aldonza (Lolita Rodrigues) – Feirante espanhola de forte personalidade. É explosiva, sincera, sofredora, batalhadora, mas muito alegre e otimista. Cria os filhos – Jorge Miguel (Edson Celulari), Tancinha (Claudia Raia), Isabel (Angelina Muniz) e Juana (Denise Milfont) – com o maior empenho, principalmente depois de ter sido abandonada pelo marido, Ricardo (Carlos Zara). Tem uma forte adoração por Jorge Miguel, a quem quer ver formado em Medicina.

Constância, ou Tancinha (Claudia Raia) – Mais velha das filhas de Aldonza. É quase analfabeta. Fala tudo errado e com sotaque “italianado”, herdado da família do pai. É vaidosa e sabe que desperta a atenção dos homens. Suas roupas sempre parecem menores do que deveriam, mas é uma jovem muito provinciana e de moral muito rígida. Vive um romance com o vizinho Apolo (Alexandre Frota), que a sufoca com seus ciúmes. É absolutamente feliz com a vida que leva, até que conhece Beto (Marcos Frota), que lhe mostra um mundo novo.

Jorge Miguel, o Guel (Edson Celulari) – É um malandro, descolado, inteligente e sonhador. Apaixona-se por Camila, mas o romance é dos mais atribulados, pois tudo acontece quando estão juntos. Leva uma vida dupla: em casa diz que estuda medicina, mas vive de pequenos golpes, cercado de mulheres, entre elas Brigite (Aldine Müller), a quem conheceu em uma boate. Quem sofre de amores por ele é Diana (Marcela Muniz), irmã de Apolo e Adonis (Rômulo Arantes).

Isabel (Angelina Muniz) – É mais inteligente e ambiciosa que a irmã Tancinha, tendo planos de sair do bairro e conquistar outros horizontes. É sensual e exuberante, e usa do amor que Adonis sente por ela para conseguir o que quer. Interessa-se por Beto e quer conquistar sua atenção, mas ele só tem olhos para Tancinha.

Juana (Denise Milfont) – É uma jovem bonita e exuberante, como as irmãs. Assim como elas, trabalha na feira, mas almeja arrumar um emprego em escritório. É sonhadora, romântica e adora Adonis. Mas ele só liga para Isabel, vendo Juana apenas como uma criança mimada.

Ricardo (Carlos Zara) – Marido desaparecido de Aldonza. Sempre fez o que achou melhor, até o dia em que saiu de casa e nunca mais voltou. Só entra mais adiante na história, quando volta para trabalhar na tecelagem Abdala.

Rebeca (Tônia Carrero) – Amiga de Leonora (Irene Ravache) e Penélope (Eva Wilma), sendo a mentora intelectual do plano para elas arrumarem um milionário. Quer mudar de vida, sem ter de se preocupar com dívidas. É estilista de moda e consegue emprego na tecelagem Abdala, mas tem dificuldade para manter seu padrão social com o seu trabalho. É uma viúva que já foi romântica, mas que hoje prefere ser uma mulher prática. Foi a grande paixão de Aparício no passado, mas ele preferiu ficar com Teodora por interesse.

Penélope (Eva Wilma) – No início da história, está saindo de um longo casamento com Marcus (Rogério Fróes) e vem morar no Rio de Janeiro, perto do filho Beto. É nessa mudança que conhece as amigas e se estabelece na cobertura de Rebeca para, junto com as amigas, buscar um milionário. Tem com Beto um relacionamento aberto e sincero, o que deixa o publicitário de prestígio enlouquecido com a nova fase da mãe. Envolve-se com Tadeu (Roberto Bataglin), amigo do filho.

Leonora (Irene Ravache) – Amiga de Rebeca e Penélope, sendo a mais acesa entre as três. É uma atriz fracassada que sonha com o estrelato. Sem grande talento, não consegue aproveitar as oportunidades raras que surgem na sua vida. Sempre acredita que chegou a sua hora, mas, na verdade, acaba ficando cada vez mais por baixo. Fica absolutamente deslumbrada com a cobertura para onde se muda e sonha encontrar o seu milionário.

Camila (Maitê Proença) – Filha de Aprígio e Lucrécia e sobrinha de Aparício, seu grande amigo. É uma jovem alegre, expansiva, corajosa, moderna. Não tem nenhum tipo de preconceito e consegue se livrar bem de qualquer situação. Decide morar sozinha, fato que sua família não entende e nem aceita, pois detesta o clima de competição e ódio que norteia a casa. É uma fotógrafa conhecida e satisfeita com sua profissão. Vive um romance com Jorge Miguel, o Guel.

Aprígio Varela (Laerte Morrone) – Irmão de Aparício. Ao contrário do irmão, finge-se de submisso, mas faz tudo o que quer. Não se sente feliz naquela situação familiar e sonha em escapar desse universo. Adora frequentar boates e vive dando presentes às moças com quem se encontra. Tem uma relação muito boa com a filha, apesar de sentir uma ponta de ciúme do irmão, com quem ela vive conversando. Tem uma ligação com Leonardo, através de quem ele entra na família, sem que ninguém desconfie disso.

Beto (Marcos Frota) – Gênio da publicidade, yuppie e talentoso. Absolutamente moderno, mas sempre em desacordo com as decisões independentes tomadas por sua mãe. Adora andar com mulheres muito altas, maiores do que ele. Enlouquece quando conhece Tancinha, uma das filhas de Aldonza, e tudo fará para conquistar a moça.

Leonardo Raposo (Diogo Vilela) – O marido de Fedora é falso, dissimulado e faz qualquer coisa para ser o único herdeiro dos bens de Aparício e Teodora. É um tremendo trapalhão, mas no convívio social é um verdadeiro gentleman, tratando toda a família com o maior respeito. É um grande mentiroso – diz ter origem nobre – e representa todo tempo, obstinado pela conquista do poder e do dinheiro. Detesta a mulher com quem se casou, mas ela acredita que ele louco por ela.

Adonis (Rômulo Arantes) – Irmão de Diana e Apolo, com quem trabalha nas entregas do caminhão. É apaixonado por Isabel e, para conquistá-la, envolve-se em encrencas, mas ela só quer usá-lo. Quem gosta mesmo dele é Juana.

Diana (Marcela Muniz) – Cuida da casa e dos irmãos, por quem é protegida em excesso, e é muito amiga das filhas de Aldonza. É completamente apaixonada por Guel, mas ele nem sabe que ela existe. Sonha com ele e procura ajudar Juana a conquistar seu irmão Adonis.

Apolo (Alexandre Frota) – Tem um físico avantajado, é abrutalhado e namora Tancinha, falando errado como ela. O casal vive um relacionamento muito explosivo. Tem em Guel um forte aliado para o seu namoro. Consegue esse apoio graças a chantagens que faz por ter descoberto a vida dupla do cunhado.

Brigite (Aldine Muller) – Trabalha em uma boate e é cúmplice de Guel em pequenos golpes. Através de Aprígio, consegue um emprego na tecelagem Abdala. Usa roupas extravagantes e decotadas. Tem toda a aparência de mulher fatal, mas, no fundo, é muito ingênua.

Dinalda (Stela Freitas) – Empregada da cobertura onde vivem Rebeca, Leonora e Penélope. Tola, incompetente, absolutamente atrevida e reivindicadora. Trabalha com Rebeca há muito tempo e não a deixa, pois tem muitos meses de salários atrasados.

Tavinho Abdala (Alexandre Lipiani) – Filho de Fabíola. É um boa-vida, rico e fútil, que sonha conseguir tomar conta de toda a fortuna dos Abdala. É absolutamente apaixonado pela prima Camila.

Tadeu (Roberto Bataglin) – Publicitário talentoso e yuppie como Beto, seu melhor amigo e com quem divide apartamento. Os dois são companheiros de farras. Tadeu é romântico, sonhador e gosta de mulheres mais velhas. É amigo de Camila, tenta um romance com ela, mas não tem muito sucesso. Envolve-se com Penélope, mãe de Beto.