Tell me a story atualiza contos de fadas clássicos

Compartilhe

Primeira temporada de Tell me a story lança olhar contemporâneo sobre Chapeuzinho Vermelho, Os três porquinhos e João e Maria

Se você pensa que conhece todas as leituras possíveis para os contos de fadas clássicos Chapeuzinho vermelho, Os três porquinhos e João e Maria precisa assistir à primeira temporada de Tell me a story. A série ー originalmente exibida na CBS em 2018 ー teve as duas temporadas (ela foi cancelada depois disso) incluídas no catálogo da Amazon Prime recentemente. A segunda temporada atualiza as histórias de Cinderela, A Bela Adormecida e A Bela e a Fera.

Reinventar contos de fadas não é uma novidade no mundo das séries – a irregular Once upon a time, por exemplo, teve 7 temporadas a partir de 2011 mostrando como os personagens viveram depois do “e foram felizes para sempre”. Em Tell me a story, os contos não são explicitamente citados. Mas as referências claramente estão ali e não deixam dúvidas a que estão ligadas.

Na primeira temporada, é interessante ver assuntos contemporâneos como abuso, violência, tráfico de drogas, relacionamentos entre pais e filhos se encaixarem na atmosfera trazida dos contos de fadas. O roteiro ainda nos reserva surpresas que acabam interligando as histórias, que, em comum, trazem a dor causada por perdas de pessoas queridas. Um acerto é que isso é feito paulatinamente nos episódios – e não de uma vez só, no final.

Saiba como são os contos de fadas de Tell me a story

A violência contra a mulher aparece ligada à história de Chapeuzinho Vermelho em Tell me a story

Os três porquinhos de Tell me a story estão longe de ser as criaturas doces e admiráveis que conhecemos. Com uma deliciosa e sutil crítica a Donald Trump, os personagens Eddie Longo (Paul Wesley), Sam Reynolds (Dorian Missick) e Mitch Longo (Michael Raymond-James) assaltam uma joalheria disfarçados com máscaras de porcos, para se confundir com um protesto contra o presidente americano em que todos estão assim. Na desastrada ação, eles matam uma das reféns, a esposa de Jordan Evens (James Wolk).

Bem no papel do Lobo Mau que é vítima, Evens e seu personagem trazem à tona a discussão sobre os sentimentos de impotência e vingança diante de uma morosa Justiça. Jordan vai querer fazer Justiça pelas próprias mãos e, curiosamente, confere carisma e empatia ao Lobo Mau.

Chapeuzinho Vermelho vem representada pela jovem estudante Kayla Powell (Danielle Campbell). Dilacerada pela morte da mãe num acidente de carro, Kayla e o pai, Tim Powell (Sam Jaeger), se mudam de cidade e vão para a casa da avó dela, Colleen Powell (Kim Cattrall, que dá show em cena). No novo colégio, Kayla é perseguida pelo professor de inglês, Nick Sullivan (Billy Magnussen), que abusa dela e guarda segredos do passado.

Essa é a história mais bem desenvolvida da primeira temporada de Tell me a story, talvez por trazer uma questão tão urgente como a violência contra a mulher. É importante que Kayla demore a perceber que está sendo vítima de um psicopata, para que isso sirva de alerta para mulheres na mesma situação.

Os irmãos Gabe Perez (o ator brasileiro Davi Santos) e Hannah Perez (Dania Ramirez) representam João e Maria na mais confusa e menos bem aproveitada das histórias. Distanciados pela vida que levam ー ele é dançarino numa boate de strip tease e ela, personal trainer especializada em veteranos de guerra (ela mesma um deles) — , os dois se reaproximam quando ele se envolve numa trama de assassinato. Juntos e cada vez mais enrolados, os dois vão em busca de um resgate das próprias raízes, tentando se reaproximar da mãe e ajustar as contas com o passado. Mas a casa de doces tem guloseimas que atraem para o perigo, lembra?

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Hacks retorna para terceira temporada com mesma essência e graça

O Próximo Capítulo já assistiu o início da série e garante que embate geracional de…

2 dias atrás

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

5 dias atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

1 semana atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

2 semanas atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

2 semanas atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

2 semanas atrás