once upon a time Crédito: Reprodução/Internet

A conclusão de Once upon a time após sete temporadas

Publicado em Séries

Confira o que achamos do final de Once upon a time. A produção ficou no ar durante sete temporadas e está sendo exibida no canal Sony às terças, às 21h

Quando a trama estreou em 2011, apareceu com a premissa de colocar personagens de contos de fadas num mundo real. Isso tudo aconteceu por meio da história de Emma Swan (Jennifer Morrison), a filha do casal Branca de Neve (Ginnifer Goodwin) e Príncipe Encantado (Josh Dallas), que foi enviada à Terra para se livrar de uma maldição feita pela Rainha Má, Regina (Lana Parilla). Ela teve um filho, Henry (Jared S. Gilmore), que acabou sendo adotado por Regina, quando essa já estava em Storybrooke, cidade em que ficaram aprisionados os personagens amaldiçoados sem memória da vida no Reino.

Ao colocar nomes como Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e Belle (a Bela, de A Bela e a Fera) em situações inimagináveis, a série logo conquistou um público cativo e fez um bom trabalho narrativo por um tempo. No entanto, ao longo das sete temporadas, a produção foi perdendo o ar de novidade e abusando da mesma fórmula: toda temporada uma nova maldição era feita e, praticamente, anulava tudo que aconteceu nos episódios anteriores.

Depois, a crise ficou ainda mais clara quando boa parte do elenco principal decidiu deixar a série, ficando apenas Lana Parilla, Robert Carlyle (Rumplestiltskin) e Colin O’Donoghue (Capitão Gancho). A série até tentou manter uma história com um pulo temporal tendo um Henry adulto, vivido pelo ator Andrew J. West, como protagonista ao lado de outras personagens clássicas que ainda não tinha sido apresentadas na trama, como Rapunzel (Gabrille Anwar) e Tiana (Mekia Cox).

Mas, não teve jeito. Once upon a time acabou sendo cancelada e obrigada a encerrar sua história na sétima temporada. E, pelo menos, conseguiu salvar, de certa forma, a produção nos episódios finais.

Final de Once upon a time (com spoilers)

Em Homecoming e Leaving Storybrooke, os episódios 21 e 22, respectivamente, Once upon a time começa a se despedir. Henry (adulto), que estava vivendo uma vida feliz, passa a ser afetado com outra maldição e é levado para a Terra dos Desejos. E escolher essa história foi o jeito que os roteiristas encontraram de trazer de volta os personagens que haviam deixado a série.

O Henry “pequeno” é o primeiro a reaparecer, até porque é por conta dele que há uma nova maldição. Depois, aos poucos, outros personagens secundários, mas muito amados pelos fãs reaparecem, como Peter Pan (Robbie Kay), Ariel (JoAnna Garcia Swisher), Cruella (Victoria Smurfit), Zelena (Rebecca Mader), Robin Hood (Sean Maguire), Branca de Neve e Príncipe Encantado. E, claro, há um retorno a Storybrooke, cenário das seis temporadas. O único problema é que a série demora muito a reintroduzir sua antiga protagonista, Emma Swan. Quando o espectador acha que a trama vai se encerrar sem ela, ela aparece para uma participação de luxo aos 45 do segundo tempo.

Não dá para dizer que o encerramento de Once upon a time foi primoroso, mas foi feito para agradar aos fãs e finalizar a narrativa mostrando que a produção tinha um conceito bem claro: mostrar que é possível ter uma segunda chance. E é isso que Regina — a grande musa da série — conquista.