Séries, reality shows e até desenhos aproveitam junho para combater o preconceito e celebrar o orgulho LGBTQI+

Compartilhe

Em referência à revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York, em 1969, junho passou a representar o mês do orgulho LGBTQI+. Por isso, a temática ganha mostras e estreias na televisão aberta, na TV a cabo e no streaming.

São produções para todos os gostos, indo da comédia romântica a seriados mais combativos, dos reality show aos desenhos animados. Recentemente, Bob Esponja postou uma rede social sobre o orgulho gay, confirmando que ele é homossexual e ajudando a normatizar a ação entre o público infantil e juvenil.

Durante todo o mês, o Canal Brasil dedica boa parte da programação à temática, a começar pela estreia da segunda temporada do talk show TransMissão, com Linn da Quebrada e Jupp do Bairro, passando por uma maratona com os episódios de Toda forma de amor, série original dirigida por Bruno Barreto, com a brasiliense Gabrielle Joie no elenco, a partir do próximo domingo.

A seção Especial Orgulho LGBTQI+ exibe 12 títulos. E tem espaço para produções inéditas, caso dos documentários Rogéria: Senhor Astolfo Barroso Pinto e Mr. Leather. Na próxima quarta-feira, às 4h, será a vez da reprise de Tinta bruta. O premiado filme de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon acompanha o cotidiano de Pedro (Shico Menegat), jovem tímido que se solta na internet ao protagonizar lives sensuais. As descobertas de Pedro e o nada amigável mundo que ele encontra pela frente dão a tônica do filme.

Reality show

Juntando realidade, emoção e muita diversão, a Netflix estreou neste mês a quinta temporada de Queer eye ー sem contar a especial em que os Five Fabs foram para o Japão. A dinâmica continua a mesma: amigos e gays assumidos, Antoni Porowski, Tan France, Karamo Brown, Bobby Berk e Jonathan van Ness acompanham uma pessoa por alguns dias e transformam a vida dela no aspecto escolhido. Especialistas em gastronomia, moda, estilo de vida, decoração e cabelo e maquiagem, os rapazes vão fundo e, não raro, levam o participante e o espectador às lágrimas.

Um dos destaques desta temporada é a história de um pai de noiva que quer dançar a valsa com a filha e saber como suportar a falta que ela vai fazer em casa. A transformação nele vai muito além e até a sorrir ele reaprende. O episódio da pediatra que acaba de ser mãe e não consegue se dividir entre a maternidade e a vida profissional também é de arrepiar.

A francesa Engajados estreou este mês no serviço de streaming brasileiro Looke

Engajados é o nome da série que o serviço de streaming Looke lançou este mês. A produção é francesa e traz a história de amor improvável de Hicham e Thibaut. Os dois jovens se conheceram em Lyon, onde o ativista Thibaut roubou um beijo do inexperiente Hicham. Só que, para Hicham, foi muito mais do que isso e ele foge de casa para procurar o novo amigo.

Nessa jornada, ele se descobre e ainda conhece um universo novo do qual ele passa a pertencer. A questão é que, aos poucos, ele vai vendo quem Thibaut realmente é.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

4 dias atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

4 dias atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

5 dias atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

6 dias atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

6 dias atrás

Amigas trans/queer de Buba colorem Renascer com diversidade

Bianca DellaFancy, Gabriela Loran e Galba Gogoia chegam para agitar o núcleo urbano da novela…

1 semana atrás