Remakes e versões derivadas marcam a programação televisiva de outubro

Compartilhe

Há alguns anos que o audiovisual se apoia em algumas máximas de que “em time que está ganhando não se mexe” e que “nada se cria, tudo se copia”. Assim surgem os remakes, quando uma história é contada outra vez com nova roupagem, e os spin-offs, que são as tramas derivadas de outra que normalmente focam em um personagem específico ou num tema característico da produção. Esses recursos marcam a programação televisiva de outubro.

A partir da próxima sexta-feira, a Netflix lança a aguardada nova versão do clássico Sabrina, aprendiz de feiticeira, série exibida entre 1996 e 2003. Diferentemente da trama original, que tinha uma pegada adolescente e leve, O mundo sombrio de Sabrina promete ser mais dark e denso e beber da fonte de filmes como O bebê de Rosemary e O exorcista.

O mundo sombrio de Sabrina vai acompanhar a luta da protagonista para conciliar a sua dupla natureza — metade bruxa, metade mortal —, ao mesmo tempo em forças do mal começam a ameaçar os humanos. Ao todo, a primeira temporada terá 10 episódios. Aqui o protagonismo, que já foi de Melissa Joan Hart, é da atriz Kiernan Shipka (Mad men e O jardim dos esquecidos).

Veja outros remakes deste mês

Outro exemplo de remake é a série Máquina mortífera, que estreou a terceira temporada no canal Warner no último dia 8, com exibição às segundas às 21h40. A produção é inspirada no filme homônimo lançado em 1987 protagonizado pela dupla Mel Gybson e Danny Gloover.

Nas telinhas, a série estreou em 2016 com a presença de Clayne Crawford e Damon Wayans na pele dos clássicos personagens, a dupla de policiais Martin Riggs e Roger Murtaugh, respectivamente.

Após duas temporadas no ar, Clayne foi afastado por mau comportamento no set e substituído por Seann William Scott, que interpreta o agente Wesley Cole. Nos 13 episódios da terceira temporada, a série acompanha a chegada de Cole, que se une ao detetive Murtaugh para encher de adrenalina as ruas de Los Angeles.

Franquia de sucesso

A série NCIS está entre as franquias de maior sucesso da televisão. Lançada originalmente em 2003, a produção já ganhou dois spin-offs, NCIS: Los Angeles e NCIS: New Orleans. Esse último estreou em 2014 nos Estados Unidos, mas chegou apenas este ano ao Brasil com exibição pelo canal AXN, às terças, às 22h.

NCIS: New Orleans acompanha o trabalho nas investigações criminais que envolvem militares num escritório local de Nova Orleans, cidade conhecida pela música, vida cultural e uma certa decadência. A equipe é liderada pelo agente especial Dwayne Pride, ou King, um homem nascido na região que se vê obrigado a sempre fazer o que considera certo.

Passado do personagem

Segunda temporada de Young Sheldon retrata a infância do físico Sheldon Cooper

Sheldon Cooper, papel de Jim Parsons, em The Big Bang Theory sempre chamou atenção na comédia, que está em sua 12ª e última temporada. O sucesso foi tanto que o personagem ganhou uma série própria.

Uma espécie de prequel, Young Sheldon retrata a infância do físico teórico ao lado dos pais e irmãos no Texas. A primeira temporada estreou ano passado e trouxe o ator Iain Armitage vivendo a versão mirim de Sheldon. A segunda temporada, que será formada por 22 episódios, estreou no último dia 7 na Warner, com exibições aos domingos, às 22h25.

Outras versões lançadas em 2018

Escolinha do Professor Raimundo: Na quarta temporada, a série brasileira é inspirada na comédia que foi exibida na tevê aberta entre 1957 e 2001. A nova versão está disponível no canal Viva e, em novembro, os novos episódios chegam à programação da Globo.

Better call Saul: Com quatro temporadas exibidas, a produção tem como foco o personagem Saul Goodman, de Breaking bad. Assim como Young Sheldon, a série se fixa nos acontecimentos com o protagonista antes do seriado original. O papel é vivido por Bob Odenkirk e os episódios estão disponíveis na Netflix.

Perdidos no espaço: Lançado em abril na Netflix, o seriado tem inspiração na história da série homônima de 1965. Com 10 episódios, a primeira temporada explorou outros aspectos dos personagens em relação à versão original. A segunda temporada está confirmada. Porém, ainda não tem data de divulgação na plataforma.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

3 dias atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

3 dias atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

3 dias atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

5 dias atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

5 dias atrás

Amigas trans/queer de Buba colorem Renascer com diversidade

Bianca DellaFancy, Gabriela Loran e Galba Gogoia chegam para agitar o núcleo urbano da novela…

1 semana atrás