Conheça o compositor das músicas de Beto Falcão, Valentim e Luzia

Compartilhe

O verdadeiro hitmaker de Segundo sol.  Compositor Cassiano Andrade assina cinco das músicas lançadas pelos personagens da novela das 21h

Na Bahia de Segundo sol as músicas Sal na pele, Porto de abraçar e Pra sempre são entoadas por um público enorme, que as escuta em shows e nos rádios e plataformas digitais. Na ficção elas foram compostas por Beto Falcão (Emilio Dantas), Luzia/Ariella (Giovanna Antonelli), Clóvis (Luís LoBianco) e Valentim (Danilo Mesquita). Mas atrás das câmeras, elas são de autoria do mesmo compositor: Cassiano Andrade.

Cassiano comemora o fato de ser raro um compositor emplacar tantas canções originais para serem cantadas por personagens de novela ー são dele também Seu lar e Nosso amanhecer. “A dramaturgia me emociona. É sempre emocionante quando um autor para e escreve ou um artista plástico pinta uma obra. Quando a sua obra entra no trabalho de outra pessoa, como é a minha música na novela do João Emanuel Carneiro, isso traz uma energia muito boa, muito positiva”, afirma Cassiano, em entrevista ao Correio.

Clovis gravou Sal na pele: música mais complexa para o compositor

O compositor conta que Sal na pele talvez tenha sido o maior desafio da compilação que está em Segundo sol. “O simples é sempre mais difícil”, justifica. Sal na pele foi composta por Clóvis, que fingia ser Beto Falcão para manter viva a memória do irmão. Ele não compunha bem, até então. “Eu precisava compor uma música simples e que fosse ser melhorada por Beto. Tinha que ter um refrão chiclete, mas não uma melodia sofisticada”, explica Cassiano.

Com Seu lar, “parceria” entre Beto e Valentim, aconteceu justamente o contrário: a ideia era fazer uma melodia mais elaborada. “Geralmente a encomenda chega pra mim com um briefing do momento do personagem e do estilo. Com isso, eu componho com base no feeling e em muito trabalho”, conta o compositor, para quem a inspiração vem do esforço e da prática.

Carreira de Cassiano Andrade fora da novela

Fora da ficção, Cassiano Andrade é um cantor e compositor “com longa estrada”, um disco lançado e outro em fase de finalização. As composições dele já foram gravadas por nomes como Alcione (Eternas madrugadas), Arlindo Cruz (A sós), Xande de Pilares e Zeca Pagodinho (Homem de lata). “A banda Jamz gravou uma música minha, O que o amor precisa. Eu compus pensando na Ivete Sangalo, mas eles pediram para gravar. Sem saber, eles convidaram a Ivete para cantar a música com eles. Foi muito legal essa coincidência”, relembra Cassiano.

Agora, Cassiano espera a oportunidade de ter músicas deles em outras trilhas ou, quem sabe?, num musical. “É muito interessante para um compositor ouvir suas músicas na voz de um cantor ou de um personagem porque é a visão de outro sobre o que é seu”, afirma.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Hacks retorna para terceira temporada com mesma essência e graça

O Próximo Capítulo já assistiu o início da série e garante que embate geracional de…

12 minutos atrás

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

3 dias atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

1 semana atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

1 semana atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

1 semana atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

1 semana atrás