Crédito: Globo/Reprodução

Balanço BBB 17: Será que vence a maturidade?

Publicado em Reality show

Na nova edição, público do BBB 17 mostra uma preferência em relação aos participantes mais maduros. Nesse momento do jogo, Marcos aparece como o favorito ao prêmio

O resultado de um paredão no Big brother Brasil sempre traz uma ou mais respostas sobre o reality show. O embate entre Marcos, Ilmar e Luiz Felipe revelou que o público do programa está crítico, bastante atento às atitudes dos participantes e dispensando (sem dó, nem piedade) os BBBs imaturos da 17ª edição.

A eliminação de Luiz Felipe do BBB 17 com 73,81% (um índice alto para um paredão triplo) esteve muito ligada ao comportamento do alagoano no reality show. Luiz Felipe ficou com Mayla (uma das gêmeas) e após ser rejeitado pela jovem falou para diversos participantes que “até havia abaixado o seu nível para ficar com ela”. A declaração pegou muito mal. Nas últimas semanas então, o agora ex-BBB se complicou ainda mais. Brigou com Ieda (a participante mais velha do BBB 17) por motivos fúteis — a divisão da comida e das camas (se houve mais coisa, a própria edição não mostrou) — e revelou durante uma conversa com Roberta que havia agredido uma ex-namorada.

Depois de tudo isso, não teve jeito. Luiz Felipe foi eliminado e é mais uma baixa para o “time dos bebês”, como o próprio programa classificou na edição de terça-feira (14/2). Assim Manoel, Vivian, Roberta e Emilly devem estar em risco nas próximas semanas. Não só dentro da casa, mas fora dela também, porque o público neste ano definitivamente não tem se convencido com estratégias do passado: casais, fofocas sem sentido e a beleza.

A força da maturidade

Participantes do BBB 17
Crédito: Globo/Reprodução

A 17ª edição do BBB tem sido marcada por uma força dos participantes mais velhos e, consequentemente, mais maduros. Ieda, Marinalva, Daniel, Ilmar, Rômulo e Marcos têm agradado ao público com atitudes pensadas, um jogo que se firma em conteúdo e discernimento.

Até Marcos, que polemizou na primeira semana, soube recuar e adotar uma postura mais sensata. Ouso dizer que o vencedor do BBB 17 pode sair desse grupo, que ainda tem Pedro, que está mais ao lado dos maduros do que dos jovens.

Um novo favorito

Cada semana no BBB é importantíssima. Até por isso, o programa tem tido uma inversão de favoritos. Antes mesmo de começar, a internet declarou Roberta como a preferida. Mas, duas semanas depois, ao mostrar seu lado fofoqueira e dissimulada (principalmente, ao mentir sobre seu voto na “amiga” Mayara) perdeu o posto.

Depois, a gêmea Emilly despontou entre as favoritas. Porém, o jogo de manipulação com os outros participantes desagradou o público. A salvação para a participante talvez seja engatar um romance com Marcos, que é agora o mais novo favorito do público ao prêmio. Ele passou por dois paredões com índice favoráveis e tem tido bastante relevância nas edições do programa.

Bbb 17 Emilly E Marcos GIF - Find & Share on GIPHY

O jogo apareceu

Adotar a postura de jogador no Big brother Brasil costuma ser algo polêmico. Há quem abrace e se dê bem, como os vencedores Alemão (BBB 7), Rafinha (BBB 8) e Max (BBB 9), mas também há quem seja bastante criticado — Jean Massumi (BBB 3), Dr. G (BBB 5) e Alberto Cowboy (BBB 7) estão aí para dizer isso.

No BBB 17, pelo menos quatro participantes expuseram seus jogos nas últimas semanas: Pedro, Roberta, Elis e Emilly. Pedro conseguiu influenciar a indicação do líder Daniel em Marcos e fez uma excelente jogada ao votar em Ilmar para tirar a primeira opção do “time dos jovens” no paredão.

Emilly também é outra que faz de tudo para influenciar o voto dos colegas. Foi graças a ela que Mayara e Vivian se enfrentaram no segundo paredão. Já Roberta e Elis fazem jogos menos focados em manipular votos. A dupla gosta é de colocar a fofoca rolando solta dentro da casa.

E o Tiago Leifert?

O apresentador aos poucos tem ficado mais à vontade sob o comando da atração, antes apresentada por Pedro Bial. Tanto que tem soltado algumas piadas e pistas importantes para o jogo dos participantes. O problema atualmente está ligado a edição, que não tem revelado muito do contexto do dia a dia. Há situações em que fica difícil entender como começou uma briga ou discussão. Mesmo assim, tudo indica que o BBB 17 está engrenando.

Leia mais sobre Balanço do BBB 17

Um rio de lágrimas chamado BBB
Será que agora o jogo começou?