Screenshot_58 Evento Painel Segurança Pública/Foto: Reprodução Instagram

“Vai ter concurso da Polícia Civil do Rio em 2021”, assegura secretário da corporação

Publicado em autorização, Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos

O concurso, com mais de 800 vagas previstas, está sendo aguardado desde o início do ano

 

Karolini Bandeira*- Em evento transmitido ao vivo no último dia 23, o secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ), Allan Turnowski, falou sobre o próximo concurso da corporação. Segundo Allan, a abertura de um novo edital para preenchimento de vagas em 2021 foi autorizada: “O governador Claudio Castro já me autorizou, com as novas vagas surgidas após a decretação do Regime de Recuperação Fiscal, a efetuar novos concursos já a partir do ano que vem”. “Os processos estão voltando autorizados e a gente vai ter concurso da Polícia Civil em 2021”, reforçou o secretário.

 

O comissário de Polícia, Marcio Garcia, relembrou o déficit na PCRJ e a necessidade que a corporação tem de realizar um novo concurso: “A partir de agora trabalhamos com cenário de concursos a médio e longo prazo que vão repor em torno de 1.000 vagas ou menos que isso. O deficit é alarmante. Concurso público é necessário e urgente”.

 

O certame estava previsto para o segundo semestre de 2020, mas sofreu atraso devido à pandemia de coronavírus. Em novembro de 2019, o então na época governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, autorizou 864 vagas para o próximo concurso da instituição. Deste número, 597 eram previstos para inspetor de polícia, 118 para investigador de polícia, 54 para perito legista, 47 para delegado de polícia, 20 para perito criminal, 16 para técnico policial de necropsia e 12 para auxiliar de necropsia. Na época, as bancas organizadoras também haviam sido escolhidas: o Instituto AOCP ficaria responsável pelos editais dos cargos de inspetor, investigador, auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, perito criminal e perito legista; enquanto o edital para o cargo de delegado ficaria sob responsabilidade do Instituto Acesso.

 

Segundo Allan Turnowski, os candidatos serão convocados de acordo com as vacâncias que forem surgindo, o que indica que o concurso pode ter vagas a partir de formação de cadastro reserva: “Vamos abrir o concurso e ir chamando conforme novas vagas forem abertas, chamando de acordo com a colocação”.

 

Leia também: Ex-PMRJ, dono de cursinho do qual Bolsonaro fez propaganda, defendeu violência: “Agredia homens, mulheres, crianças, velhos e adolescentes”

 

 

*Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco