São previstas a oferta de 300 vagas distribuídas para os 24 tribunais. O período de inscrição deverá começar em janeiro
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) prevê publicação do edital do 2º Concurso Público Nacional Unificado da Magistratura do Trabalho em 6 de janeiro de 2023. Em nota publicada nesta terça-feira (6/12), o tribunal prevê a abertura das inscrições para o dia 9 do mesmo mês.
O concurso é realizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e são previstas a oferta de 300 vagas distribuídas para os 24 tribunais regionais do trabalho que aderiram ao certame. A seleção será organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que prestará serviços técnicos especializados nas cinco etapas do concurso, sendo elas:
- Prova objetiva seletiva – de caráter eliminatório e classificatório;
- Duas provas escritas, sendo uma avaliação escrita discursiva e um exame prático (que consiste na elaboração de uma sentença trabalhista);
- Inscrição definitiva, exame de sanidade física e mental, sindicância da vida pregressa e investigação social;
- Prova oral;
- Avaliação de títulos.
O Extrato de Dispensa de Licitação foi publicado em outubro deste ano. Segundo o documento, o TST estima 20 mil inscritos nesta seleção. O primeiro concurso unificado do Tribunal ocorreu em 2017. Na época, foram ofertadas 132 vagas imediatas e com a possibilidade de surgirem oportunidades durante a validade da seleção.
*Estagiária sob supervisão de Thays Martins