TCDF suspende o prosseguimento do concurso público da SES-DF

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Distrito Federal, Sem categoria

Também ficou determinado à Seplad-DF que promova todas as correções no edital do referido certame. O concurso público da SES-DF oferta 1.019 vagas

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) suspendeu, cautelarmente, o prosseguimento do concurso público da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) para o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva na carreira de vigilância ambiental e atenção comunitária à saúde.

Clique para ampliar a imagem

A decisão, publicada na edição da última segunda-feira (6/2), no Diário Oficial do DF (DODF), foi mediante “as inúmeras irregularidades/ilegalidades apontadas no relatório/voto do relator”. O Papo de Concurseiro entrou em contato com o TCDF, a fim de saber quais seriam essas infrações, mas até o momento não obteve respostas.

Também ficou determinado à Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Administração do Distrito Federal (Seplad-DF) que promova todas as correções no edital de abertura do referido certame, levando-se em consideração as sugestões apresentadas pela Sefipe (Informação n°. 2/2023 – DIFIPE3, Peça nº 2), sem prejuízo do ajuste reclamado pelo Ministério Público que atua junto ao TCDF (parágrafo 21 do Parecer n°. 18/2023 – G4P, Peça nº 5).

O concurso público da SES-DF oferta 1.019 vagas. O certame é organizado pela Fundação de Apoio Tecnológico (Funatec).  Do total de oportunidades, 17 são vagas imediatas e 400 de cadastro reserva para o cargo de agente de vigilância ambiental com salário de R$ 4.485. Já para a função de agente comunitário de saúde (ACS) são 102 chances imediatas e 500 de cadastro reserva, o valor da remuneração inicial é de R$ 1.988.

Por fim, o edital passou por importantes retificações. Consoante às mudanças publicadas em janeiro deste ano, diversos itens do documento de abertura foram alterados, entre eles as fases que compõem o certame, a estrutura das provas e tabela de vagas para provimento imediato e em cadastro reserva.

Irregularidades no concurso de 2022

Cabe relembrar, que as provas do concurso da SES-DF do concurso de 2022,  organizado pelo Instituto Brasilieiro de Formação e Capacitação (IBFC), repercutiram após candidatos de concurso denunciarem possíveis irregularidades. À época um dos participantes, que preferiu não se identificar, disse ao Correio que houve muita desordem “Os fiscais estavam despreparados. Na minha sala, começou a prova e, depois de 10 minutos…”relatou o denunciante. Outros candidatos relataram situações de desorganização e outras confusões acerca dos direitos às lactantes. Uma candidata que não quis se identificar, informou ao Papo de Concurseiro que vários episódios de desinformação e despreparo por parte dos aplicadores foram presenciados durante o concurso.

 

 

*Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco