Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press Pessoas fazendo provas de concurso

Suspeita de plágio no concurso da Receita: “Eventual semelhança se deve à coincidência doutrinária”, diz FGV

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Sem categoria

Candidatos do certame alegam suposto plágio em questões da prova do certame para auditores fiscais da carreira tributária e aduaneira, aplicada em março

A banca organizadora do concurso da Receita Federal, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), emitiu um comunicado, no último sábado (1º/3), acerca de alegações feitas quanto à originalidade de questões da prova para auditores fiscais da carreira tributária e aduaneira, aplicada em 19 de março, relativas à matéria legislação aduaneira. Candidatos chegaram a realizar até um abaixo assinado na internet, indignados pela possibilidade de plágio. 

Segundo a FGV os itens são de autoria de professor contratado pela empresa e que a “eventual semelhança se deve à coincidência doutrinária, de texto legislativo e de exemplos corriqueiros utilizados por professores que se dedicam à matéria aduaneira, não havendo que se falar em erro ou em plágio, até porque, inclusive, se trata de questões de autoria do mesmo professor”.

Ademais, a banca também informa que o certame em fase de análise dos recursos contra o gabarito preliminar e o gabarito definitivo.

Sobre o certame da Receita Federal

São 699 oportunidades, sendo 230 para auditor e outras 469 para analista. Das vagas ofertadas, e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% serão reservadas a pessoas com deficiência (PcD) e 20% aos que concorrerem a cotas para negros.

Os aprovados receberão o salário inicial de R$ 21 mil (auditor) e R$ 11,6 mil (analista).

Depois dessa fase, os candidatos aprovados passarão por uma avaliação de sua vida pregressa, para então os classificados serem submetidos a um curso de formação profissional. A última etapa será on-line e contará com uma semana de integração presencial entre os candidatos.

Após o termino do curso serão aplicadas provas, presencialmente, nas cidades de Brasília, Manaus, Recife, São Paulo e Curitiba. A alocação levará em consideração a preferência do inscrito e a ordem de classificação.

 

 

*Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco