Psicóloga explica como a criatividade e a dinâmica podem ser aliadas na rotina de estudos

Ficar atento à saúde e tornar a rotina mais prazerosa pode ajudar na preparação para concursos e processos seletivos, de acordo com a profissional

Manter a motivação para realizar as tarefas diárias nem sempre é fácil. Para os concurseiros, sustentar uma rotina de estudos, por muitas vezes, se torna um trabalho difícil, fazendo com que muitos desistam no meio do caminho. Apesar da rotina cheia e exaustiva, uma dose de criatividade e prazer pode ajudar a tornar o processo um pouco mais leve.

Juliana Gebrim, psicóloga especialista em concursos públicos e neuropsicóloga pelo Instituto de Psicologia Aplicada e Formação de Portugal (Ipaf), explica que “o prazer está associado diretamente à distribuição adequada no decorrer do dia. Então, o ideal é ter pequenos prazeres com coisas pequenas. Mas não são só os grandes objetivos que precisam de motivação, afinal, para alcançar qualquer meta maior, é preciso bater várias pequenas metas.

Um dos métodos para associar o prazer aos estudos é manter uma rotina onde pequenas metas sejam realizadas, fazendo com que as pessoas tenham prazer em concluir as metas, causando uma sensação de maestria, de dever cumprido.

“Com pequenas metas e não metas grandes, as pessoas aumentarão a sensação de prazer a cada etapa concluída. Metas grandes a serem alcançadas diariamente podem desestimular e desmotivar os estudantes quando elas não forem concluídas”, explica Juliana.

Gebrim cita que uma dica importante para manter os dias mais produtivos e motivados é valorizar as primeiras horas do dia. “É importante que você reserve pelo menos 30 minutos diários, antes de começar suas atividades, para organizar sua rotina. Faça uma lista daquilo que você precisa fazer naquele dia. Ao final, se contribua com algo prazeroso. Tenha equilíbrio do que sua mente está consumindo”, orienta.

Outro ponto importante é identificar as causas do desânimo e estar atento à saúde. “A pessoa pode ter uma anemia, ter algum problema associado à uma depressão, uma ansiedade exacerbada – que abala as pessoas e elas acabam ficando exauridas – ter problemas hormonais. Ou seja, é sempre fundamental identificar a causa biológica desse desânimo”, explica.

De acordo com a especialista, é importante identificar se a motivação está adequada com os objetivos que as pessoas desejam atingir. Por exemplo, se está estudando para algum processo seletivo, concurso ou avaliação, apenas porque todo mundo está fazendo, pode ser que a pessoa não esteja seguindo uma motivação interna.

“É preciso enxergar se realmente esse motivo interno que te levou para essa trajetória, para que esse objetivo esteja ajustado com seus planos de ação para alcançar as suas metas”, conta.

Construção de uma rotina de estudos

Um passo importante para conquistar a tão sonhada aprovação é manter uma rotina de estudos. Apesar da necessidade, estabelecer uma rotina não acontece da noite para o dia, sendo necessário construir o hábito de estudar todos os dias e com uma determinada frequência. Juliana Gebrim dá as seguintes dicas:

Saiba sua trajetória. Uma pessoa desmotivada sempre tem uma história. E atrelada a frustrações. Pode pensar que em algum momento você se esforçou muito em algo, pode ser uma matéria quando pequeno, um namoro, qualquer coisa, e não deu certo. Isso marca. É válido olhar para trás e lembrar da nossa pior versão para que possamos enxergar o quanto já conseguimos evoluir e, assim, nos nutrir de motivação para continuar sendo cada vez melhor em nossas ações.

Se concentre na sua realidade. Por muitas vezes, nossas comparações são injustas porque fugimos da realidade da vida. É super possível que uma pessoa consiga estudar 12h por dia, mas se você trabalha e tem outros afazeres durante o dia, isso se torna plenamente inalcançável. Daí, nasce o viés cognitivo para a motivação. É preciso ter coerência entre seus pensamentos, emoções e ações. Veja se não está se comparando com alguém que está fora da sua realidade, tem mais tempo que você, a mesma estrutura emocional que você.

Adquira maturidade. Todos nós sabemos o que deve ser feito para alcançar nossos objetivos. No entanto, a motivação pode ser o centro da sua vida. Você precisa saber o que fazer para ter ações em busca dos seus objetivos. Maturidade exige ação e saber qual o seu lugar no mundo.

Rotina criativa e dinâmica

Juliana Gebrim explica que alguns fatores são essenciais para aumentar a motivação dos estudantes. É preciso estar atento com a mente e com o corpo, para manter uma boa saúde, como manter um sono regulado, no qual seja possível descansar bem para potencializar o raciocínio e dar mais prazer ao hábito de estudar; ter um ambiente adequado para estudar, como também estar sempre aliado à pessoas que motivem e que apoiem essa trajetória; é importante também se afastar de pessoas tóxicas que são desmotivadoras e que desestimulam.

“Também é fundamental observar as metodologias utilizadas no dia a dia de estudos. Pode acompanhar os canais de ensino virtuais e as plataformas interativas que disponibilizam vídeos, batalhas e outras formas de incentivar o aprendizado; incluir músicas preferidas na rotina de estudos, relacionado-a ou aos conteúdos que precisa fixar. Muitas pessoas também usam canções instrumentais, para ajudar a aumentar o foco”, destaca.

Ela orienta que o concurseiro também pode incluir filmes, canais no YouTube, aplicativos e documentários na rotina de estudos para tornar esse momento mais interessante e proveitoso.

Yasmin Rajab

Formada em jornalismo e pós-graduada em jornalismo digital, Yasmin Rajab é repórter de concursos e entretenimento do Correio Braziliense. Também comanda o Blog do Servidor, onde aborda assuntos importantes relacionados ao serviço público do país.

Compartilhe
Publicado por
Yasmin Rajab
Tags: brasília concurso concurso público concursos dicas distrito federal educação saúde

Posts recentes

  • Concursos
  • Concursos Públicos
  • Distrito Federal
  • segurança
  • Sem categoria

DPU questiona edital da PMDF por vaga exclusiva para sacerdotes católicos

Órgão aponta possíveis violações aos princípios da isonomia, da impessoalidade e da laicidade do Estado…

3 meses atrás
  • Concursos
  • Concursos Públicos
  • Goiás
  • Sem categoria

Banca para concurso da Assembleia Legislativa de Goiás é definida

A previsão é que o edital seja publicado em breve e que provas sejam aplicadas…

3 meses atrás
  • CNU
  • Concursos
  • Concursos Públicos
  • Sem categoria

Preparação para o CNU: instituto oferta aulas gratuitas em Brasília

Período de inscrição estará aberto até sexta-feira (29/8). O início das aulas está previsto para…

3 meses atrás
  • Carreira policial
  • Concursos
  • Concursos Públicos
  • Polícia Federal
  • Sem categoria

Especialistas dão dicas de como se preparar na reta final do concurso da PF

Interessados em participar do certame devem se inscrever exclusivamente pelo site do Centro Brasileiro de…

7 meses atrás
  • Concursos
  • Concursos Públicos
  • Sem categoria

Aprovados em concurso do TJDFT cobram convocações e apontam deficit de servidores

“Embora o orçamento de 2025 já tenha sido aprovado, as nomeações dependem não apenas da…

7 meses atrás
  • Carreira policial
  • Concursos
  • Concursos Públicos
  • Governo federal
  • segurança

Concurso PF para carreira administrativa está “prestes a sair”, diz governo

O governo federal declarou que o edital de abertura do concurso público da Polícia Federal…

8 meses atrás